A empresa Lexto Empreendimentos passa a ter um laboratório dentro da Unesc. O espaço, que integra o projeto Unesc Labs, tem previsão para inauguração em julho. Na tarde desta segunda-feira (19/06) já ocorreu a primeira agenda com integrantes da Universidade e da empresa.
O Lexto Lab, como será chamado o espaço localizado no bloco XXI da Instituição, é ‘braço’ da empresa BS Construtora de Criciúma e tem foco na área da construção civil.
“Nosso objetivo com esse projeto inovador é desenvolver e criar soluções inteligentes, sustentáveis e inovadoras, com a intenção de facilitar a montagem de empreendimentos. Além disso, a intenção é também criar produtos de fácil instalação para que qualquer pessoa possa montar a sua obra”, comentou o CEO do Lexto, Tiago Henrique Stangherlin.
Desde 2019, a Unesc tem identificado a carência de mão de obra qualificada e, por meio do hub de Inovação Unesc Connect, oferece o Unesc Labs, um laboratório de formação dedicado à cultura organizacional de uma empresa.
“Assim, as empresas preparam os estudantes para aprender além do que as experiências acadêmicas em sala de aula oportunizam. Os desafios reais do dia a dia da empresa são apresentados em um ambiente no qual Unesc disponibiliza toda a estrutura Institucional com professores e laboratórios que podem responder às necessidades da organização instalada no Lab”, ressaltou a pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes.
Segundo a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel, a empresa se associa a esta proposta de ensino e customiza todo o laboratório, trazendo a realidade do mercado.
“É uma forma de conectar a nossa Instituição cada vez mais às necessidades do mundo do trabalho e da comunidade porque temos a certeza que o acadêmico vai sair daqui com uma experiência diferenciada. Com isso, a Universidade está afinada e sintonizada com as necessidades dos diversos setores empresariais”, comentou Elenice.
“Por meio dessa conexão com a Unesc, as empresas trazem suas demandas internas para desenvolver soluções, enquanto os estudantes são capacitados e entregam soluções aos desafios propostos, absorvendo, ao mesmo tempo, a cultura da empresa”, complementou o Agente de Inovação da Unesc, Paulo Priante.
Inovação para o sucesso
Para o diretor de tecnologia e inovação da Lexto, Lucas Damazio, essa será uma parceria de muito sucesso. “Hoje, o nosso negócio, por se tratar de inovação, busca parceiros que compartilhem a visão da empresa e a Universidade vai ao encontro dessas necessidades. Uma das principais ideias aqui é promover o pensamento conjunto com os acadêmicos e professores, a fim de capacitar profissionais para atenderem a essa demanda, que acreditamos ser o futuro da construção”, disse.
“A nossa empresa tem diversos prêmios de inovação pelo Brasil. Percebemos que hoje há escassez de qualificação e vemos uma obrigação de estar apontando para a industrialização”, acrescentou Stangherlin.