Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc inicia Escola de Lideranças Comunitárias

Primeira atividade contou com a participação de mais de 50 líderes comunitários (Fotos: Décio Batista/Hannan Pires/Agecom/Unesc)

A Unesc lançou nesse sábado (27/05) um novo projeto em parceria com a União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC): a Escola de Lideranças Comunitárias. A iniciativa visa capacitar e apoiar os líderes comunitários do município de Criciúma. O evento de lançamento e a aula inaugural do programa contaram com a participação de aproximadamente 50 presidentes de bairros, professores e convidados na Universidade.

“A presença da Unesc ao lado das comunidades e a celebração de momentos como este são parte do compromisso diário fundamental da instituição. A Unesc é uma Universidade Comunitária que pertence a todos e, ao longo dos últimos 55 anos, tem estado presente em diversos territórios, estabelecendo diálogos constantes com a população e desenvolvendo projetos de Extensão que atendem às necessidades reais de cada localidade”, disse a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

A presidente da União das Associações de Bairros de Criciúma (UABC), Andreia Zomer, enfatizou que ter a Escola, coordenada pela Universidade, é a realização de um sonho. Ela, que é filha de líderes comunitários, disse que testemunhou a incansável luta de seus pais em prol da comunidade. Viu o poder da união e da força das lideranças comunitárias que, verdadeiramente, transformaram a realidade de cada bairro, em Criciúma, muitos desde o nascimento até o desenvolvimento dessas localidades.

“Nesta caminhada, percebi que muitos líderes comunitários e diretores sempre desejaram fazer muito por suas comunidades, com amor e dedicação. No entanto, faltava-lhes preparo, qualificação e uma visão clara para trilhar o caminho correto e mais eficiente para alcançar essas aspirações”, comentou.

“Com essa parceria que nos é oferecida, tenho certeza que as Associações de Moradores serão fortalecidas e capacitadas. Agora, elas têm a oportunidade de trabalhar com maior qualidade. Podemos dizer aos nossos presidentes e diretores que eles têm valor e peso, sendo reconhecidos não apenas pela sociedade, mas também pela nossa comunidade e Universidade. Isso traz credibilidade aos nossos presidentes e às associações, proporcionando-lhes o apoio necessário para tornar realidade os sonhos que os levaram a assumir uma posição de liderança”, complementou.

O diretor do Departamento Comunitário da Prefeitura de Criciúma e ex-presidente da Associação de Moradores da Vila Floresta, Claudiomiro Colombo, popularmente conhecido como Jiló, também destacou a grande oportunidade que a Universidade está proporcionando às comunidades.

“Que possamos conhecer novos conceitos e aplicá-los em prol das comunidades. Quando estive presidente de bairro, não tive este importante apoio. Hoje, estamos com a UABC estruturada e organizada e, com isso, conquistamos a parceria da nossa Universidade. Então vamos aproveitar ao máximo”, convocou.

Aula inaugural

Ainda nesse sábado, os participantes tiveram a oportunidade de assistir à aula inaugural do curso, ministrada pelo professor Abel Corrêa de Souza. Durante a palestra, o professor destacou a relevância de incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) em nossas demandas e práticas diárias.

No decorrer da apresentação, ele abordou de forma mais específica os ODS, além de fornecer informações sobre o programa do curso. Também fez exemplos para ilustrar como determinadas demandas locais podem ser relacionadas aos ODS, criando assim uma conexão entre as necessidades dos bairros e os objetivos.

“Tenho uma boa expectativa por este curso de liderança e o considero muito importante para os presidentes, diretores ou qualquer liderança comunitária, em qualquer aspecto. Muitas vezes, as pessoas têm boa intenção, vontade, mas não sabem como agir em determinadas situações ou manter relacionamento com o poder público, a iniciativa privada, academia ou Terceiro Setor. A Escola será uma importante ferramenta para as comunidades e, principalmente, para revelar novas lideranças”, avaliou o presidente da Associação do Bairro Comerciário, Renato Marcelino.

Para o presidente da Vila Manaus, Evilazio Monteiro, o curso é muito oportuno para o conhecimento e o desenvolvimento da comunidade. “Estou com muita expectativa de aprender métodos que irão nos ajudar a dialogar com as autoridades e com a comunidade. Meu agradecimento à Unesc, por nos dar esta oportunidade”, afirmou.

Inscrições

As inscrições para a Escola de Lideranças Comunitárias seguem abertas, com vagas limitadas, e podem ser feitas pelo link ou pelo telefone: (48) 3411-5093.

As aulas vão ocorrer uma vez ao mês e, ao todo, serão sete módulos trabalhados com os participantes. Dentre os temas estão: políticas públicas; políticas sociais; participação popular; estado, município e meio ambiente; saúde, educação e assistência social; gestão de pessoas, comunicação interpessoal e redes sociais; captação de recursos, finanças e inclusão socioeconômica.

Texto: Dani Savi e Décio Batista.

Galeria de Fotos:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *