O futebol feminino do Criciúma/FME/Unesc é o grande campeão dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Na manhã deste sábado (27/05), as Meninas Carvoeiras venceram o FTC da Bahia, nos pênaltis, e conquistaram a competição nacional. O empate em 1 a 1, com gol da zagueira Aline, no tempo normal, levou a decisão para as penalidades. O destaque foi a goleira Stefani, que defendeu duas cobranças. O JUBs teve início na segunda-feira (22/05), em Curitiba (PR).
“As meninas estão de parabéns por toda a garra demonstrada dentro da competição, em especial nesta final. Todas estavam muito focadas e souberam jogar com inteligência. Estamos muito felizes e agradecemos o clube, a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma e a Unesc por todo o apoio. Agora é comemorar, mas já começar a preparação para a disputa dos Jogos Universitários Catarinenses (JUCs), que ocorrem no final de junho”, enaltece a técnica Bina Cassol.
“Já fomos quatro vezes campeãs do JUBs com o time de futsal, mas esta é uma conquista inédita, pois é a primeira vez que levantamos a taça com o futebol de campo”, complementa.
A campanha vitoriosa do Criciúma iniciou com uma goleada de 16 a 0 no UFS Sergipe. Na segunda partida, vitória contra o FTC da Bahia pelo placar de 1 a 0. Nas quartas de final, nova goleada diante da UniEVANGÉLICA, de Goiás, por 9 a 0. Já nas semifinais, as Meninas Carvoeiras venceram o UniSant’Anna, de São Paulo, por 3 a 1. O destaque do Tigre/FME/Unesc foi a atacante Paulinha, artilheira do JUBs com 13 gols.
“É um orgulho para a Unesc ser representada, nacionalmente, pelas Meninas Carvoeiras, que trazem para Santa Catarina mais este título. Todas as atletas são nossas acadêmicas e recebem bolsa integral para seguirem brilhando no esporte, que é uma das grandes bandeiras da nossa Universidade Comunitária”, celebra a reitora Luciane Bisognin Ceretta.
Os Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) tiveram transmissão ao vivo do canal da Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), no YouTube. A disputa do futebol feminino contou com as equipes: Sergipe – UFS; Maranhão – UFMA; Paraná – UFFS; Bahia – FTC; Ceará – UniAteneu; Santa Catarina – Unesc; Rio Grande do Norte – UFRN; Goiás – UniEvangélica; São Paulo – UniSant’Anna.
Próximas competições
A próxima competição a ser disputada pelas Meninas Carvoeiras serão os Jogos Universitários Catarinenses (JUCs). Organizado pela Federação Catarinense do Desporto Universitário (FCDU), o torneio terá início no dia 30 de junho, em Joaçaba, no Oeste catarinense. Em 2022, o Criciúma ficou com a prata na 65ª edição dos Jogos, em Florianópolis.
O Campeonato Catarinense Feminino 2023, promovido pela Federação Catarinense de Futebol (FCF), terá a participação de sete clubes e inicia em julho. As equipes jogarão entre si em turno único. Cada clube fará três jogos em casa e outros três fora. Os quatro primeiros avançam para a semifinal. Na semifinal, serão realizados jogos de ida e volta. A final será disputada em duas partidas.
A grande final está programada para ocorrer em outubro e a campeã garante vaga na Série A-3 do Campeonato Brasileiro Feminino.
Colaboração: Caroline Bortot/Agecom/Unesc