A Comissão de Direitos Humanos da OAB de Criciúma, em parceria com a Unesc realizou o projeto “A Leitura é um Recomeçar”, com o objetivo de promover a ressocialização dos detentos do presídio regional de Criciúma por meio da leitura e da formação intelectual. Nessa iniciativa, mais de 300 livros foram arrecadados pela Universidade e entregues à OAB, nessa terça-feira (23/05), que fará o encaminhamento ao presídio.
Conforme o assessor de gabinete da reitoria da Unesc e advogado, Pedro Henrique Hilário, a campanha teve início em março deste ano na Unesc. “Essa iniciativa representa um passo importante na busca pela ressocialização dos detentos, proporcionando-lhes acesso ao conhecimento e contribuindo para a transformação de suas vidas por meio da leitura”, comentou.
“A Unesc, com seu caráter comunitário e seu compromisso com causas sociais, continuará apoiando esse projeto relevante”, complementou Hilário.
Iniciativa
A iniciativa partiu da direção do presídio que procurou apoio para a biblioteca e para incentivar a leitura entre os detentos.
“Ao visitar o local, constatamos que a biblioteca tinha poucos exemplares, já bastante utilizados, uma vez que os reclusos costumam ler bastante. Surgiu então a ideia de uma campanha de arrecadação para renovar o estoque disponível na biblioteca do presídio”, destacou o advogado e vice-presidente da Comissão da OAB, Jorge Guerra.
A primeira entrega ao presídio está programada para esta sexta-feira (26/05). A campanha continuará até o final do ano e qualquer pessoa pode fazer doações na Universidade.