Acadêmicos dos cursos de Artes Visuais e Teatro da Unesc visitaram a sede do projeto Praça Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), localizada no bairro Progresso, em Criciúma. Cerca de 30 alunos e professores da Universidade participaram da saída de campo, uma ação vinculada às disciplinas de Produção e Divulgação Teatral II, Projeto Social Integrado e Laboratório de Ensino da Arte IV dos cursos, que ocorreu na última semana.
Na ocasião, os acadêmicos tiveram a oportunidade de conhecer as dependências e diversas atividades formativas realizadas no espaço, além de ter contato com os frequentadores. No local, são oferecidas gratuitamente oficinas de jiu-jitsu, ballet, dança urbana, teatro, informática, além de aulas de reforço para crianças em fase de alfabetização e ações de contação de histórias.
Para a acadêmica do curso de Teatro Bruna da Luz Machado, conhecer a Praça CEU de Criciúma foi uma experiência única. “A visita me fez ter um olhar mais amplo para o meu trabalho e como eu posso devolvê-lo para a comunidade”, explica a graduanda, destacando a estrutura e importância do local. “Espaços como este, em lugares mais afastados dos centros, são necessários para levar a arte e a cultura para toda a população do município”, reforça.
Segundo a coordenadora do espaço, Maria Lauridia da Silva, a visita é mais um marco na parceria entre o projeto e a Unesc. “Em 2022 iniciamos um intercâmbio cultural com a Unesc, realizando oficinas e eventos na Praça CEU, e acreditamos que esta parceria enriquecerá muito as experiências dos nossos mais de 300 beneficiados“, explica Maria.
“A partir desta visita, abre-se também um novo olhar para os graduandos da Unesc sobre a educação e a importância da cultura, esporte e arte na construção de um mundo mais humano e com melhores perspectivas para nossas crianças, adolescentes e suas famílias”, conclui.
A Praça CEU é um projeto do Governo Federal gerido pelo município de Criciúma, sob a supervisão da Fundação de Cultura de Criciúma. O programa disponibiliza recursos para construção de espaços em zonas periféricas da cidade, onde não existiam equipamentos urbanos voltados à cultura e ao esporte.
Acompanharam a visita a coordenadora do curso de Artes Visuais, Daniele Cristina Zacarão Pereira, e o professor dos cursos de Artes Visuais, Pedagogia e Teatro Luiz Gustavo Bieberbach Engroff.