A noite de encerramento da 21ª Semana Acadêmica do curso de Enfermagem da Unesc e da décima fase do curso foi marcada por momentos especiais, com a presença dos professores e familiares dos acadêmicos em evento realizado na última sexta-feira (19/05). A ocasião foi repleta de homenagens e significado, simbolizando o término de mais uma etapa importante na jornada acadêmica.
Um dos destaques da noite foi a cerimônia da lâmpada, um símbolo precursor da enfermagem moderna. “Essa cerimônia, realizada entre os professores e os estudantes, representa o compromisso de cuidado e dedicação que os futuros enfermeiros assumem em suas carreiras. Além disso, a frequência simbólica da fase foi ressaltada, reforçando a importância da presença constante e engajamento dos acadêmicos ao longo do curso”, enfatizou a coordenadora, Paula Zugno.
Em um momento verdadeiramente emocionante, os estudantes foram surpreendidos com brindes especiais durante o evento. Entre esses brindes, um toque especial foi dado com a entrega de cartas, uma escrita pelos próprios alunos durante uma aula em junho e outra dedicada pelos familiares. Ao lerem essas cartas carregadas de afeto e palavras sinceras, muitos não conseguiram conter a emoção, revivendo as experiências vividas e os desafios superados ao longo de sua jornada acadêmica.
A noite também contou com uma roda de conversa, onde profissionais da área puderam compartilhar suas experiências. Barbara Cunha, egressa da Unesc, destacou sua paixão pela emergência e como se formou em 2009. Atualmente, ela atua como enfermeira emergencista no Serviço Aeropolicial (Saer) e enfatizou a importância de receber o retorno dos pacientes, algo extremamente motivador.
Segundo ela, ser enfermeiro vai além de cuidar de uma pessoa machucada, é também cuidar do amor de alguém que está ali, estendendo a mão e aplicando todo o conhecimento adquirido em sala de aula.
Outra profissional presente foi Luciana Ribeiro, egressa da Universidade, trabalha com perfusão de sangue e tem novas perspectivas na área. Ela é enfermeira do centro cirúrgico e especializada em cirurgia cardíaca, realizando a circulação extracorpórea. Luciana compartilhou sua paixão pelo cenário hospitalar e sua motivação em estar no hospital, sempre lembrando a importância de amar o que fazemos, independentemente do salário, pois o restante virá como consequência.
A Semana Acadêmica também foi mencionada, com destaque para a apresentação dos trabalhos dos estudantes. Durante a jornada, ocorreu o Nursing Day, uma gincana que incluiu atividades como a arrecadação de fraldas geriátricas, medicamentos para doação e doação de sangue.
Emoção
A presença constante dos familiares durante todo o evento reforçou não apenas o apoio, mas também o imenso orgulho sentido pelos estudantes em relação à sua jornada acadêmica. Uma das pessoas responsáveis por uma das homenagens emocionantes foi Jessany Marcilio, que se dedicou a buscar cada familiar para participar desse momento único. “Quando parei para pensar, percebi que nada tocaria as pessoas mais do que palavras vindas de um familiar. Fiquei extremamente feliz com o resultado”, contou.
Talia Baldessar, uma das acadêmicas presentes, expressou o quão importante e gratificante esse momento foi para ela. “É um reconhecimento de todo o esforço e dedicação investidos ao longo do curso”, descreveu.
A acadêmica Anne Bento também ressaltou a especialidade do momento. Para ela, estar presente junto aos familiares, revisitar todo o processo e perceber que valeu a pena cada etapa da jornada, tem sido uma experiência extremamente especial e significativa. Outro momento marcante foi o stand-up comedy e a homenagem aos pais, acadêmicos e corpo docente.
Mais fotos clique aqui.