Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Semana Acadêmica de Enfermagem faz conexão entre a valorização profissional e o desenvolvimento sustentável

Evento segue temática nacional da Semana Brasileira da categoria e segue com programação até sexta-feira (Fotos: Mayara Cardoso)

O Auditório Ruy Hülse, na Unesc, respirou Enfermagem na noite desta terça-feira (16/05). O espaço ficou lotado para a abertura da 21ª Semana Acadêmica de Enfermagem. O evento, que segue a temática e o movimento nacional, aborda ao longo de quatro dias de programação, a “Valorização do trabalho em Enfermagem com desenvolvimento sustentável e bem viver”.

Na noite de abertura, com a presença de representantes acadêmicos e do campo profissional da saúde regional, o assunto foi abordado pela convidada Lívia Angeli Silva, palestrando de forma virtual diretamente da Bahia, e da reitora e enfermeira, Luciane Bisognin Ceretta.

O curso de graduação em Enfermagem da Unesc há 21 anos forma profissionais para o cuidado em saúde de forma regional, nacional e até internacional. No total, já são 36 turmas graduadas com mais de mil enfermeiros formados ao cenário.

 

Conexões

Lívia, que atualmente é diretora do Centro de Desenvolvimento da Prática Profissional e do Trabalho em Enfermagem da Associação Brasileira de Enfermagem (Aben), fez uma explicação completa aos acadêmicos sobre a forma com que a valorização profissional da categoria se conecta diretamente aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável apontados pela Organização das Nações Unidas.

“Essa valorização, no entanto, não acontece de forma abstrata, mas sim com ações concretas que superem e evitem desigualdade. Um dos passos é não dissociando nosso trabalho do todo. Não existe a ‘sociedade e nós’. Nós somos a sociedade”, destacou a profissional.

Ao completar a fala da convidada, a reitora Luciane, referência enquanto profissional da Enfermagem ocupando funções de liderança regional e nacionalmente, destacou algumas pontuações que considera fundamentais para a categoria, entre elas o desejo de que os profissionais reflitam e se organizem em suas entidades associativas na busca do reconhecimento social e da valorização.

“Sim, os profissionais de Enfermagem podem utilizar seus conhecimentos técnicos para alterar a realidade para uma melhora da vida das pessoas e para cuidar do planeta, no entanto, é necessário posicionamento político. E não é sobre política partidária. É sobre entender, estudar, se posicionar sobre os assuntos sobre os quais lhes dizem respeito. É nosso dever estar nesse lugar também”, apontou ainda.

 

Programação até sexta-feira

A extensa agenda preparada pelo curso de Enfermagem da Unesc segue até sexta-feira (16/05) com atividades de diferentes focos.

Nesta quarta-feira (17/05), das 14h às 17h, a Semana contará com encontro de egressos e atividade de internacionalização. Já a partir das 19h a palestra terá a temática “Inteligência emocional para o trabalho em equipe”.

Na quinta-feira (18/05) o dia será voltado para salas temáticas divididas entre as temáticas escolhidas pelos acadêmicos.

No último dia de evento, sexta-feira (19/05), a tarde será dedicada ao estudo sobre a curricularização da Extensão e Mostra Científica de trabalhos e produções.

À noite acontece um dos momentos mais esperados da semana, a atividade de despedida simbólica dos acadêmicos da 10ª fase. Ainda a partir das 19h o evento conta com a última palestra, intitulada “A enfermagem e os processos hemodinâmicos e a enfermagem e os processos aeroespaciais”.

A programação completa pode ser conferida no site: https://doity.com.br/xxisemanadeenfermagemunesc/calendario.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *