Alunos dos oitavos e nonos anos do Ensino Fundamental de escolas da região Sul participam do projeto “Inova Junior Unesc – Ensino Fundamental”, promovido pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc. O projeto, que recebeu 800 estudantes, chegou ao término da primeira etapa nesta terça-feira (16/05), com a presença dos alunos do Colégio Unesc e da Escola de Educação Básica João Frassetto, em palestra e tour pela Instituição.
O objetivo do programa é oferecer uma jornada de imersão online, culminando em uma competição de Inovação e Empreendedorismo que será concluída em julho.
Para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, essa é uma oportunidade única para que eles possam vivenciar de perto o ambiente acadêmico e despertar o interesse pela educação e pela inovação, pilares essenciais para o desenvolvimento da sociedade. “É gratificante observar como os alunos do Ensino Fundamental se envolvem e se entusiasmam com as atividades propostas por este projeto”, ressalta.
Visita
Após serem recepcionados no Auditório Ruy Hulse com uma palestra com o Agente de Inovação da Unesc, Christian Engelmann, os visitantes conheceram o Complexo Esportivo; a Biblioteca; o Museu de Zoologia, entre outros espaços.
O aluno Kauã Basgal, da Escola João Frassetto, ficou encantado com o que presenciou e expressou sua admiração pela palestra, mencionando que ela foi um grande incentivo para ele. “Foi importante porque fez a gente refletir sobre o que queremos”, disse.
Já o aluno Gabriel de Bittencourt Martins compartilhou que a biblioteca foi o seu espaço favorito durante a visita. “Eu adoro livros”, afirmou ele, revelando seu interesse em seguir o caminho da Ciência da Computação.
A gerente de Inovação e Empreendedorismo da Universidade, Elenice Padoin Juliani Engel, destaca que, como uma Universidade Comunitária, a Unesc tem o compromisso de abrir suas portas para receber os estudantes.
“A ideia é despertar o pensamento em inovação e empreendedorismo nos jovens, pois chegará um momento em suas vidas em que precisarão tomar decisões importantes. Desde agora, a intenção é auxiliá-los nesse processo, permitindo que conheçam a Universidade, se envolvam com ela e sintam-se felizes fazendo parte dela”, enfatizou.
Etapas
O projeto está dividido em três etapas distintas. Após a palestra na Universidade, os participantes são convidados a formarem grupos e participarem da Jornada de Inovação online, na qual terão aulas estimulantes para desenvolverem ideias que solucionem problemas sociais.
As inscrições para a Jornada de Inovação Online do Inova Júnior Unesc já estão abertas e podem ser realizadas pelo bit.ly/InovaJuniorEF. Ao final da jornada, serão selecionadas 20 equipes finalistas, que retornarão à Unesc em 11 de julho para apresentarem suas ideias. As três melhores serão premiadas.
Essa iniciativa é realizada em parceria com o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).
Programa
Os alunos do Colégio Unesc já garantiram a participação e se inscreveram no programa na manhã desta terça-feira. A equipe “Brainstorm” é formada pelos alunos Arthur Schmitt; Karoline Cabral Santos; Luiz Junior Zanivan; Luíse Possebon da Silva com a coordenação da professora Amanda Cruz.