O sistema de saúde brasileiro foi pauta de uma qualificada aula da Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva da Unesc nessa quinta-feira (11/05). Por meio do convite feito pela professora Giovana Mondardo, o secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Nésio Fernandes Medeiros, compartilhou, de forma online, suas perspectivas especialmente sobre a Atenção Primária à Saúde. Além de residentes e professores, participou do encontro o Secretário de Saúde de Criciúma Acélio Casagrande.
De formação sanitarista, Nésio defende a oferta de atendimento multiprofissional de qualidade nas Unidades Básicas de Saúde. Para ele, os esforços devem se voltar à prática para que seja possível mudar a realidade do atendimento à comunidade.
“Se nós dedicarmos energia e tempo apenas em brigar por textos e parágrafos, podemos deixar de investir em debates sobre o que pode ser feito sem perder tempo”, destacou, defendendo que o Sistema Único de Saúde é completo em suas diretrizes, mas é preciso financiamento à altura.
Para Acélio, a fala de Nésio traz esperança. “Ele trouxe boas análises e nos deixou esperançosos. Em junho estará aqui e já deve trazer novidades para nova forma de financiamento da saúde básica”, pontuou o secretário de saúde.
As reflexões propostas na palestra, para Giovana, serviram como excelente aula aos residentes e professores. “O secretário tem uma contribuição à saúde pública que não é de hoje. É uma experiência muito potente do ponto de vista da humanização e da competência. Foi muito produtivo poder ouvi-lo”, destacou a professora proponente da atividade.