Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Acafe celebra aniversário e lança comemorações
de seu cinquentenário durante Fórum Parlamentar

Anúncio ocorreu durante a última edição itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias na Furb, em Blumenau. (Fotos: Divulgação/Acafe)

Presente em todas as regiões de Santa Catarina e participante ativa na comunidade e no desenvolvimento do estado, a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), foi instituída no dia 2 de maio de 1974, quando possibilitou a interiorização do ensino superior no estado. Nesta terça-feira, data em que celebra 49 anos, a instituição deu início às comemorações rumo ao seu cinquentenário. O evento ocorreu junto à última edição itinerante do Fórum Parlamentar em Defesa das Universidades Comunitárias e do aniversário de 59 anos da Fundação Universidade de Blumenau (Furb), em Blumenau.

“Hoje concluímos o último Fórum itinerante, um ciclo que tem representado aos catarinenses o tamanho da Acafe, que é um patrimônio genuinamente Catarinense. Este movimento que surgiu da Alesc veio ao encontro desse novo momento que vive a Acafe. Os catarinenses estão voltando a respirar a essência comunitária. São quase 50 anos contribuindo com a qualificação de profissionais e ofertando inúmeros projetos e atendimentos gratuitos. Tudo isso, somado a muita pesquisa, incentivo ao empreendedorismo e inovação, coloca nosso estado em destaque nacional. A Acafe está na base do desenvolvimento de Santa Catarina e temos muito o que comemorar”, comenta a presidente da Acafe e reitora da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), Luciane Bisognin Ceretta.

Coordenado pelo deputado estadual Napoleão Bernardes, foram 12 edições regionais que reuniram mais 10 mil pessoas entre acadêmicos, professores, colaboradores, entidades de classe, empresariais, vereadores, prefeitos e deputados. Os encontros passaram por Florianópolis, Chapecó, Joaçaba, Itajaí, Brusque, Lages, Rio do Sul, Joinville, Orleans, Criciúma, Caçador, Mafra e Blumenau.

Egresso do sistema como aluno e professor, Napoleão destaca que o Fórum foi criado com o objetivo de, ao longo dos próximos quatro anos, construir políticas públicas voltadas à democratização do acesso ao ensino superior, bem como ao fortalecimento das instituições. “As universidades comunitárias foram criadas pela sociedade catarinense e vivem o dia a dia de suas comunidades, por isso estão alinhadas às necessidades e potencialidades de cada região. Elas não têm finalidade lucrativa e reinvestem todo o resultado financeiro em benefício dos cidadãos. São instituições que, comprovadamente, oferecem ensino de excelência e apoiam o poder público com a oferta de serviços gratuitos de qualidade à população. Por tudo isso, sou um defensor desse modelo educacional genuinamente catarinense”, afirma.

Dez anos antes de surgir, a Acafe iniciava um grande movimento popular para a interiorização do ensino superior, que naquela época só existia na Universidade Federal de Santa Catarina, na capital do estado. Foi o caso da Furb, que por meio de um manifesto de uma estudante do ensino médio, Dona Orlandina Carmem Wüst, ganhou apoio popular e da sociedade civil organizada e alcançaram a instituição da Furb, em Blumenau.

“Nós conquistamos nossas instituições de ensino superior com a luta de pessoas como a dona Orlandina. Uma jovem que olhava para o futuro e agora desfrutamos de tudo que foi construído. A grande mensagem é acreditar e ir atrás dos nossos sonhos. Ela lutou e não ficou esperando. A partir de agora, a partir deste movimento, precisamos ecoar aos catarinenses a força da nossa Acafe e tudo que ela contribuiu com nosso estado nesses quase 50 anos”, enalteceu a reitora da Furb, Marcia Sardá Espíndola.

A décima segunda reunião itinerante do Fórum reuniu ainda os deputados estaduais Egidio Ferrari e Ivan Naatz, além dos prefeitos de Blumenau, Mário Hildebrandt, de Gaspar, Kleber Wan-Dall, e de Doutor Pedrinho, Hartwig Persuhn.

Programação de comemoração

Durante o encontro, a presidente da Acafe fez o anúncio do ano comemorativo da instituição. Será um ano inteiro recheado de atrações e atividades conjuntas entre as 14 instituições alusivas ao cinquentenário, que terá como pontapé um concurso entre os acadêmicos para a criação de um selo e slogan dos 50 anos.
Estarão na programação, maratonas culturais, eventos esportivos, sessões solenes, concurso fotográfico, prestação de contas à comunidade, ações de inovação, congressos, fóruns, feiras, além do lançamento de um livro dos 50 anos da Acafe.

Sobre a Acafe

Na busca do desenvolvimento, das microrregiões do estado de Santa Catarina, as Instituições de Ensino Superior (IES) filiadas à Acafe, surgiram de iniciativa popular e cumprem sua função social, desenvolvendo, sem ônus para os beneficiários, programas e projetos de assistência à comunidade, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida, inclusão social e construção da cidadania.

A Acafe é uma sociedade civil sem fins lucrativos que congrega as 14 fundações educacionais criadas no Estado de Santa Catarina por lei dos poderes públicos estadual e municipais. O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e inovação.

A Acafe tem como missão desenvolver o ensino, ciência, tecnologia e inovação pelo compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das IES associadas em prol da educação superior em Santa Catarina.

A Força da Educação Superior em Santa Catarina (2022):

– 600 mil egressos formados
– 500 mil atendimentos na área da saúde
– 60 mil atendimentos jurídicos
– 220 acordos internacionais

Texto e fotos: Paula Darós/Acafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *