“Trabalho, Saúde e a Sociedade da Informação” foi o tema central do encontro realizado na noite dessa quinta-feira (27/04) Unesc. O evento, que ocorreu na sala 1 do bloco O da Instituição, contou com a presença de especialistas em diferentes para o debate em alusão à campanha Abril Verde, mês de prevenção de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais.
Durante o debate, os especialistas destacaram para acadêmicos e convidados a importância da discussão sobre a relação entre trabalho, saúde e sociedade da informação e o papel das empresas na prevenção de acidentes e na promoção da saúde do trabalhador, bem como a necessidade de políticas públicas que visem garantir um ambiente de trabalho saudável e seguro.
Participaram do debate os professores doutores da Unesc Rodrigo Goldschimidt do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD); Giovana Ilka Jacinto Salvaro do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socieconômico (PPGDS), além de Willians Longen, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) e também coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Saúde do Trabalhador (NEPST).
Data especial
O mês de abril conta com duas datas nas quais são abordadas a temática de acidentes de trabalho: o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, e o dia 28 de abril, em memória às vítimas de acidentes e doenças do trabalho. A segunda data foi instituída para homenagear os 78 trabalhadores mortos na explosão de uma mina em 1969, no estado da Virgínia, nos Estados Unidos.
No Brasil, a Lei nº 11.12, que criou o Dia Nacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho, foi promulgada em maio de 2005.