“Foi uma das melhores experiências que eu já tive. Passamos 56 horas pensando em algo transformador com o intuito de solucionar um problema”. A frase é do acadêmico do curso de Ciências Econômicas da Unesc, Gabriel João Martins, integrante da plataforma “Trampo fácil”, que garantiu o segundo lugar na 7ª edição do Startup Weekend Criciúma.
A premiação da jornada empreendedora de transformar ideias em projetos de negócios ocorreu no último final de semana, no Centro de Convivências da Terceira Idade, em Criciúma, e contou com a participação de 94 pessoas divididas em 14 equipes. O processo foi acompanhado por um grupo de 12 mentores, profissionais e executivos com experiência de mercado.
“Foi maravilhoso. Fiz amigos, criamos, nos emocionamos e nos sentimos valorizados”, completa o acadêmico, que participou da atividade ao lado de outros seis membros. Segundo ele, a plataforma tem o objetivo de conectar pessoas a prestadores de serviços, que ofertam serviços de reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos.
Para a coordenadora da Incubadora de Negócios da Unesc, Patricia Darolt de Costa, participar de um evento como esse é fundamental para o surgimento de novas ideias. “Ações como esta estimulam a inovação e o empreendedorismo, mostrando que sempre é possível buscar e criar oportunidades”, enfatizou Patricia.
A banca avaliadora dos projetos foi constituída pelos empreendedores Renato Costa, Kamila Silva e Graziela Gislon. Organizado por um grupo de voluntários, o SW Criciúma de 2023 destacou-se pelo caráter da diversidade dos participantes, acredita o líder da comissão responsável, Vaime Júnior.
“O evento tem como um dos principais propósitos tirar as pessoas da zona de conforto e colocá-las entre idades, etnias e origens diferentes. Temos convicção que os 12 bootcamps, encontros preparatórios com temas afins ao SW com o objetivo de divulgar o evento e atrair pessoas, foram essenciais”, contou Júnior.
Como funciona o SW
Maior evento de startups do mundo, o SW aplica a metodologia da aceleradora americana Techstars e já foi realizado em mais de 150 países e, em Criciúma, pela sétima vez.
No primeiro dia todos os participantes tiveram a oportunidade de apresentar ideias inovadoras e, em seguida, as melhores foram selecionadas e as equipes foram formadas com pessoas das áreas de negócios, criatividade e desenvolvimento. Em 2023 foram 74 propostas levadas, um recorde nas edições de Criciúma.
Ao longo do sábado e domingo, a imersão empreendedora envolve validações dos problemas, pesquisas de mercado, consolidação do mínimo produto viável (MVP) e até as primeiras vendas.
Resultados:
Primeiro Lugar
MeConecta – plataforma que conecta pessoas com interesse comum em praticar esportes
Segundo Lugar
Trampo fácil – plataforma que conecta pessoas a prestadores de serviços, como reformas, pinturas, limpezas, consertos hidráulicos e elétricos
Terceiro Lugar
Ingressei – plataforma que conecta pessoas interessadas em vender com compradores de ingressos de shows e eventos
Menção Honrosa
Essa vaga é minha – formação de mão-de-obra qualificada.