Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Acafe

Experiências e boas práticas no campo da pesquisa e inovação são apresentados no 8º Fiepe

Com o tema Diálogos de Experiências, participantes das 14 IES da Acafe compartilham conhecimento (Fotos: Paula Daros Darolt/ Colaboração)

As melhores experiências e boas práticas vivenciadas no campo da pesquisa e inovação das 14 Universidades Comunitárias catarinenses foram a pauta do encontro “Diálogos de Experiências: A Inovação, a Pesquisa e a Pós-graduação nas Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe”. O evento ocorreu na manhã desta quarta-feira (19/04), durante o último dia do 8º Fórum Integrado de Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação promovida pela Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), que neste ano acontece no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc). 

Para o Diretor de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu da Unesc, Ismael Gonçalves Alves, o encontro foi uma oportunidade para aprimoramento das experiências no campo do desenvolvimento das instituições em suas respectivas regiões. “Isso faz com que nós, uma rede como a Acafe, consigamos perceber o que as outras instituições estão fazendo e reorganizar os nossos processos para conectar as universidades comunitárias em torno de um tema ou problema comum. Geralmente são problemas ligados à comunidade e a sua região. Posteriormente levamos a resolução deste problema e promovemos o desenvolvimento regional”, explicou. 

De forma híbrida, o evento recebeu acadêmicos, professores e comunidade no auditório Ruy Hülse, e participantes de forma remota. “A principal temática em torno da inovação e que foi resultado da Covid é a possibilidade, neste congresso, de ter participações presencial neste campus e fora também. Isso faz com que pessoas em qualquer lugar consigam participar de forma simultânea. A pandemia instrumentalizou e preparou as instituições para conectar diferentes indivíduos em diferentes lugares em torno de questões que são de interesse comum. E esta também é uma inovação compartilhada entre as IES”, comentou Alves. 

 

Encontro apresenta seis cases de inovação no Ensino Superior catarinense 

Entre os trabalhos apresentados, a Unesc, junto a outras três instituições, Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille), apresentaram uma proposta inovadora e pioneira da educação superior. Juntas, as universidades lançaram recentemente o Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos, o primeiro programa de pós-graduação stricto sensu de forma associativa.  

“Essa é uma proposta inovadora tanto no campo da pesquisa quanto da inovação, porque ela conecta diferentes instituições em diferentes partes do estado e cria uma rede formativa que vai entregar tanto para academia e para o sistema produtivo profissionais competentes em uma determinada área. Neste caso, em sistemas produtivos”, explica o diretor. 

Com uma vocação regional ligada à produção de tecnologia, desenvolvimento de conhecimento e indústria, essas instituições, juntas, conseguem se articular ao redor dessas temáticas e entregar ao mercado profissionais altamente qualificados.

“Vanguarda na produção de conhecimento do ensino superior, a Acafe, mais uma vez, é pioneira. Este é um dos primeiros no Brasil e isso é uma tendência nas instituições. Por meio da iniciativa você consegue dar dinamicidade ao processo formativo. Diferentes regiões, diferentes professores. Diferentes visões de alunos que se conectam por meio das tecnologias e podem compartilhar experiências e produzir conhecimento por meio da inserção social”, enalteceu a presidente da Acafe e reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta. 

 

Retenção de alunos com uso de tecnologia

Entre outros trabalhos apresentados, a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), compartilhou sua experiência na gestão da evasão e retenção de alunos com uso de tecnologia. O Centro Universitário Barriga Verde trouxe o case da incubadora de negócios Inventa.

Já a Universidade do Vale do Itajai (Univali), apresentou o trabalho desenvolvido por um grupo de pesquisadoras mulheres fundadoras da Emulsicare Cosmésticos, startup incubada dentro da universidade. 

A Fundação Universidade Regional de Blumenau (Furb), trouxe a parceria com a Blumenau Iluminação que resultou no Prêmio OZP de Inovação. 

Ainda no movimento de compartilhamento, a Univille apresentou conhecimentos adquiridos com o Biobanco e os resultados adquiridos com pesquisa com pacientes que tiveram Acidente Vascular Cerebral. 

Santa Catarina só tem a ganhar com o Fiepe. Ele mostra a potência da Acafe e a sua importância na formação de pessoas para nosso estado. O Fiepe traduz muito isso, porque ele reúne IES da Acafe em torno daquela que é a proposta maior da instituição, as comunidades em que estão inseridas. É um trabalho em conjunto pelo bem estar e bem comum da comunidade e, assim, a gente consegue proporcionar ao Estado um impulso no desenvolvimento”, avalia o diretor de pesquisa da Unesc.

Texto: Colaboração Paula Daros Darolt/ Comunicação Acafe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *