Campeão catarinense de 2023, o Criciúma E.C. tem estampado em sua camisa a marca da Unesc. A parceria de sucesso entre as duas instituições, grandes patrimônios da região, iniciou em 2021 e perdura até hoje. O 11º título do Tigre no Estadual foi conquistado no último sábado (8/04), após vitória sobre o Brusque na final, com o apoio da comunidade acadêmica da Universidade.
A parceria da Unesc oferece ao clube toda a expertise universitária na área da saúde, colocando à disposição serviços nas áreas de odontologia, psicologia, nutrição, fisioterapia, educação física, medicina, entre outros.
Além de profissionais capacitados no esporte e formação pessoal, as categorias de base e o futebol feminino também são beneficiados pela cooperação, que oferece espaços da Instituição para formação dos jovens atletas. Em contrapartida, os acadêmicos da Universidade possuem oportunidades de estágio no clube.
Nas Clínicas Integradas da Universidade, profissionais e estudantes auxiliam na gestão de saúde e nos trabalhos de condicionamento físico dos jogadores com a supervisão de professores.
“O apoio ao esporte e à saúde estão entre as bandeiras da Unesc e esta parceria as fortalece ainda mais. Um clube como o Criciúma merece todo o nosso reconhecimento e nós não poderíamos deixar de estar ao seu lado. Parabéns aos atletas, comissão técnica, diretoria e aos demais envolvidos por essa conquista que engrandece ainda mais a nossa região”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Em 2021, quando a parceria teve início, o Carvoeiro conquistou o acesso à Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2022, o Tigre disputou a segunda divisão do Estadual, quando conseguiu o retorno à elite. Em todas as oportunidades, com a marca da Unesc estampada em seu uniforme.
“O Criciúma merece todo o nosso apoio, pois nos orgulha e engrandece o nome da nossa região desde quando foi fundado, em 1947, ainda enquanto Comerciário. A Unesc, como Universidade Comunitária que completa 55 anos em 2023, tem muito orgulho em ter a sua marca no uniforme do Tigre e vibra a cada conquista”, cita Luciane.
Criado em 2010, o Tigrinhos é outro projeto que une Unesc e Criciúma E.C. Atualmente, são atendidas cerca de 1,2 mil crianças e adolescentes de 10 a 14 anos de idade, em 20 cidades da Amrec e da Amesc.
Para festejar a conquista, a Unesc incentiva que a comunidade interna vista o “manto” Tricolor nesta terça-feira (11/04), e participe de ação que ocorrerá às 18h30min, no Bloco XXI, com direito a brindes e muita animação.