Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc Tec entrega novos técnicos ao mercado de trabalho

Noite festiva no auditório Ruy Hulse marcou mais uma outorga de títulos tecnicos para os formandos em Administração, Massoterapia, Necropsia, Podologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho(Fotos: Décio Batista)

Já dizia Raul Seixas: “Sonho que se sonha só é só um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade”. E foi isso que ficou registrado na noite dessa sexta-feira (31/03), no auditório Ruy Hulse. A dedicação de várias pessoas em busca da concretização do sonho, do objetivo alcançado e da vitória conquistada.

Um momento que ficará marcada para sempre na memória dos formandos e formandas da Escola Técnica (Unesc Tec), mantida pelo Colégio Unesc. Os concluintes dos cursos técnicos de Administração, Massoterapia, Necropsia, Podologia, Saúde Bucal e Segurança do Trabalho, eram só emoção e felicidade.

Uma noite memorável, dívida com familiares, amigos e professores. Em cada rosto era possível ver a reprise da caminhada até hoje. Os olhos brilharam, lágrimas de felicidades caíram ao mesmo tempo em que a boca sorria e o coração batia mais forte pela emoção do momento.

Em seu pronunciamento a presidente da solenidade, a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Peiex), Gisele Coelho Lopes, representando a reitora Luciane Bisognin Ceretta, demonstrou sua gratidão aos formandos e formandas pela escolha da Unesc. “Para vocês estimados técnicos e técnicas externalizo a nossa alegria em vivenciar esse momento tão ímpar da vida de cada um. Compartilho ainda a satisfação por terem escolhido a nossa Universidade Comunitária para apoiá-los no processo de formação profissional e humana. Foi uma escolha fundamental que servirá de referência na estrutura do currículo profissional de vocês daqui para frente”, agradeceu e continuou.

“O papel da formação é gerar a transformação de dentro para fora, na medida em que nós nos permitimos evoluir por intermédio do conhecimento. Não tenho a menor dúvida de que nos tornamos ser humano melhores e mais preparados para lidar com as diferentes situações da vida. O conhecimento nos liberta, é um conceito da filosofia grega, que defende que o saber é uma ferramenta para liberdade e emancipação do ser humano. É importante continuar se qualificando e continuar buscando a fonte do saber. O compromisso de uma Universidade, como a Unesc, é preparar mentes que possam ter o conhecimento estruturado e transformar o próprio meio, com as suas competências adquiridas durante a formação”, concluiu.

A Unesc Tec chega a sua terceira turma de formandos desde a sua criação. Para a diretora do Colégio Unesc, Marcela Gava da Silva, a formatura representa uma grande conquista, que marca para toda a vida e a vida toda. “Aqui é um ponto de chegada, após um período de formação, de tantos momentos vividos na Unesc. Vocês superaram muitos obstáculos, sendo, portanto, vencedores. Por isso, parabéns! Mas, a formatura também representa uma partida, pois agora serão convidados a exercer a profissão escolhida. Antes de mais nada, é preciso ter muita clareza ao iniciar uma nova etapa concluída de forma importante. Ela também exigirá dedicação, ética e estudos. Muito mais do que a formação que o ensino técnico exigiu. Que todos possam exercê-la com empenho e dedicação, como um serviço à sociedade, na construção de um mundo melhor. Desejo que sejam indivíduos motivados e íntegros, inspirados pelo amor à humanidade e guiados pela sabedoria”, pontuou.

Sonho realizado

Em cada ciclo encerrado, várias histórias são contadas, cada uma com a sua particularidade e sacrifício, como a da formanda em Podologia, Marilda Galvani de Figueiredo Alberton, moradora de Grão-Pará. “Fazer o curso na Unesc foi um sonho. Desde nova, hoje eu tenho 59 anos, queria fazer uma faculdade ou um curso técnico, alguma graduação que elevasse meu ego para que fosse alguém na vida. Os familiares e a minha cunhada, a coordenadora da Clínica de Psicologia da Universidade, Nerilza Volpato Beltrame, sempre me incentivaram. Pela distância pensei em desistir, mas sempre tive o apoio de todos. Hoje estou aqui feliz e concretizando esse sonho ao receber o meu diploma”, comemorou.

Egressa

Brenda Florentino, é bacharel em Ciências Biológicas, da turma de 2019 e em 2021 resolveu voltar para a Unesc em busca da qualificação em Segurança do Trabalho.”Sou uma bióloga atuante e a Unesc me deu uma bagagem muito rica, que abriu grandes oportunidades na área. O curso de Técnico em Segurança, é uma maneira de complementar minha formação. Hoje eu sou empreendedora, tenho minha empresa de selos de certificação e, como são profissões que tem diversas possibilidades, entendi que conciliando essas duas áreas de atuação, conseguiria atender ainda mais demandas que eu precisava para minha empresa. A Unesc me abraçou, foi maravilhoso, eu tive uma experiência fantástica durante toda a graduação. Uma experiência excelente”, comentou.

Mestrado

Paralelamente ao curso técnico, Brenda faz uma especialização em Saneamento Ambiental em outra instituição. Mas, seu desejo de conhecimento é grande e em breve pretende cursar o mestrado de Ciências Ambientais novamente na Unesc.”O conhecimento nunca é demais e é importante esse processo de especialização, por isso que novamente, assim que terminar a pós, vou retornar para cá, em busca de mais este diploma”, afirmou.

Galeria de Fotos:

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *