Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Equipe Apex Brasil visita Unesc para oficialização do 2º ciclo do Programa de Qualificação da Exportação

Peiex, projeto com parceria nacional, qualifica empresas da região para exportar produtos de forma segura e consistente (Fotos: Mayara Cardoso)

Uma receita que deu certo e está prestes a ter mais um sucesso consolidado. A união entre a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil) e a Unesc ganha um novo capítulo após o sucesso do 1º ciclo do Programa de Qualificação para Exportação (Peiex). Com resultado expressivo já na primeira edição, as instituições unem forças para um projeto ainda maior. Nesta quarta-feira (22/03), em encontro na Unesc com a presença de lideranças nacionais e estaduais, foi oficialmente lançado o Peiex Criciúma/Lages, nova edição da proposta.

A meta, que anteriormente foi atingida ao chegar às 100 empresas qualificadas para exportação, agora é de levar qualificação para outras 150 distribuídas da seguinte forma:  100 empresas multissetoriais da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), Associação dos Municípios do Extremo Sul Catarinense (Amesc)  25 empresas multissetorial da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures) e 25 empresas no Peiex Agro Mel.   

 Na serra catarinense a parceria se dá por meio de um convênio interestitucional com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade Comunitária de Lages. 

Na noite de oficialização da nova etapa da parceria, estiveram presentes os representantes da ApexBrasil, de Brasília, Rita de Albuquerque, Gabriel Chellis e Rodrigo Wutke, além de atores públicos e privados das regiões Sul e Serra que compõem o ambiente do comércio exterior brasileiro. Antes do evento principal que recebeu empresários e estudantes no Auditório Ruy Hülse, as autoridades foram convidadas para um café na sala de reuniões da reitoria da Universidade, onde puderam dialogar junto ao Comitê Consultivo do Programa.

Representando a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, em Missão Internacional, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação da Unesc, Gisele Coelho Lopes, demostrou a gratidão por receber tantas lideranças que fazem parte do Comitê Consultivo do Peiex e fizeram questão de prestigiar a Universidade neste momento. “Nos sentimos muito felizes pelos resultados já alcançados e ainda mais motivados a apoiar este projeto que muito nos representa. Estar em uma Universidade Comunitária é isso: trabalhar em prol da sociedade e do desenvolvimento coletivo. A proposta de oferecer qualificação gratuita e todo o apoio para que empresas daqui possam levar seus produtos para fora do país é dar asas para a nossa economia, promover desenvolvimento”, destacou. 

Confira aqui a Galeria de Fotos do dia

Para o coordenador do Peiex Criciúma, Júlio César Zilli, foi uma honra receber a Apex Brasil para a oficialização do segundo ciclo em parceria com a Unesc. “Temos uma história de muito trabalho coletivo e colheita de bons resultados até aqui. Os números da nossa primeira experiência mostram uma taxa de mais de 40% de empresas qualificadas efetivamente exportando, o que é um dado expressivo tendo em vista que a exportação é um projeto a médio e longo prazo. Agora, já com essa bagagem, temos o segundo desafio, com a meta de 150 empresas a qualificar, e ainda mais confiança de que estamos no caminho da excelência”, destacou.

Renovar a parceria com a Unesc, conforme Rita, representa segurança para a Apex, que vê na Universidade uma grande parceira. “Para nós é muito bom saber que vocês já sabem como funciona, já viram de perto todo o processo, acreditaram no projeto e estão dispostos a alçar voos ainda maiores. Podemos dizer que é uma escolha mútua”, destacou a liderança.

 

Extensão

O Peiex é um programa de extensão executado em parceria com atores públicos e privados. Para executar o programa no Sul e na Serra catarinense, a ApexBrasil assinou um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com a Unesc, entidade executora responsável pelo atendimento empresarial nas microrregiões da Amurel, Amrec e Amesc.

No primeiro ciclo, 101 empresas foram qualificadas e 40 conseguiram acessar o mercado internacional a partir da qualificação recebida por meio do programa. “Alinhado com a missão da Unesc, o Peiex proporciona qualificação para as empresas, sejam elas, MEI, micro, pequenas e grandes, que desejam ingressar e se preparar para o ingresso no mercado internacional.  O programa colabora para o desenvolvimento socioeconômico da região Sul e Serra catarinense, favorecendo que diversos atores públicos e privados estejam trabalhando de forma colaborativa para o bem comum da região”, pontua Zilli.

Os interessados em participar do programa podem entrar em contato pelo (48) 3431-4516 ou por meio do www.unesc.net/peiex.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *