Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Unesc lamenta o falecimento de Thati Teixeira, colaboradora da Universidade e ex-vereadora de Criciúma

Psicopedagoga atuava no Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) desde maio de 2022

Criciúma e região perderam nesta terça-feira (21/03) um grande exemplo e inspiração: a ex-vereadora Thatianne Ferro Teixeira, a Thati Teixeira, aos 43 anos de idade. Um dos maiores nomes da política dos últimos anos, ela faleceu após enfrentar um câncer. 

Pedagoga por formação, com pós-graduação em Psicopedagogia, Thati atuava como psicopedagoga no Setor de Apoio Multifuncional de Aprendizagem (Sama) da Unesc, desde maio de 2022. Ela deixa o esposo Daniel e os filhos Vittor, acadêmico de Direito e ex-presidente do DCE, e Clara, aluna do Colégio Unesc. 

Jovem e inspirada pelo pai, o professor e também ex-vereador Valnei Teixeira, a criciumense iniciou a sua trajetória política no movimento estudantil. 

“Lamentamos profundamente a partida precoce desta mulher corajosa que lutou bravamente pelo que acreditava e, sobretudo, pela vida. Deixa sua marca registrada na história da cidade e da nossa Universidade, onde seguem suas formações acadêmicas, seus filhos Vittor e Clara. Estamos tristes e distantes neste momento, mas nossa Unesc está presente conferindo todo o apoio possível a família neste momento”, destaca a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Em nota, a Unesc expressou o seu reconhecimento à trajetória de Thati Teixeira, além da solidariedade e afeto aos familiares e amigos. “Registramos o nosso profundo respeito e admiração à trajetória política de Thati, primeira mulher a presidir o Legislativo criciumense, e sua especial defesa pela educação, saúde e direito dos idosos”, descreve trecho da nota.

O velório inicia às 10h30min, no Teatro Municipal Elias Angeloni, sendo que o sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério Municipal de Criciúma. 

Rica trajetória

Em 2006, Thati Teixeira participou da primeira disputa eleitoral, como candidata ao cargo de deputada federal, ficando como suplente. Nas eleições municipais de 2008, aos 29 anos, foi eleita vereadora de Criciúma. Em 2010, concorreu a uma vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), contudo não se elegeu.

Em 2012, foi reeleita para a Câmara de Vereadores de Criciúma, tendo a terceira maior votação.

Em 2014, quando exercia o cargo de presidente da Câmara de Vereadores, criou e implantou a Escola do Legislativo Municipal em Criciúma, com a intenção de oportunizar e capacitar os legisladores municipais, servidores, além da população em geral, com aprendizados, visando contribuir com o desenvolvimento da sociedade e o fortalecimento da democracia, da representatividade e da cidadania. “A Câmara de Vereadores deixa hoje uma importante marca para a cidadania de Criciúma. Sem dúvida nenhuma estamos dando mais um grande passo no caminho da igualdade de direitos. E neste momento que o povo clama por mudanças cabe a nós apresentarmos alternativas para a formação de seres humanos envolvidos na construção de uma nova sociedade”, destacou Thati durante a Sessão Especial de instalação da escola, em 2014.

No mesmo ano, Thati Teixeira teve a oportunidade de assumir como prefeita interina de Criciúma, cargo que exerceu pelo período de sete dias. 

Já em 2018, concorreu ao cargo de deputada estadual, ficando com a quarta suplência, assumindo uma cadeira no Legislativo catarinense por 30 dias em 2021. Integrou a Bancada feminina do parlamento catarinense e o Bloco de deputados representantes da Região Sul, fortalecendo a representatividade feminina.

Nota de pesar – Unesc

A comunidade acadêmica da Universidade do Extremo Sul Catarinense – Unesc manifesta profundo pesar pelo falecimento de Thatianne Ferro Teixeira (Thati), colaboradora do Serviço de Apoio Multifuncional de Aprendizagem – Sama. 

Estendemos nossa solidariedade e afeto aos familiares e amigos da Thati, em especial ao esposo Daniel e aos filhos Vittor, acadêmico de Direito e ex-presidente do DCE, e Clara, aluna do Colégio Unesc. 

Registramos ainda nosso profundo respeito e admiração à trajetória política de Thati, primeira mulher a presidir o Legislativo criciumense, e sua especial defesa pela educação, saúde e direito dos idosos. Thati foi ainda Deputada Estadual e prefeita interina de Criciúma.

Unesc – A Nossa Universidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *