Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colação de Grau

Noite de celebração encerra ciclo de Colações de Grau Especiais em Gabinete

Arquitetos e urbanistas e engenheiros alcançaram a sonhada formatura nesta terça-feira (Fotos: Mayara Cardoso)

A intensa agenda de Colações de Grau Especiais em Gabinete na Unesc chega ao fim nesta terça-feira (21/03) com a oficialização da formatura dos mais novos arquitetos e urbanistas e engenheiros formados pela Universidade. A noite de celebração de conquistas foi marcada pela emoção dos agora profissionais que chegam ao mercado levando a marca da excelência da Unesc. São profissionais das áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Agrimensura e Cartográfica, Engenharia de Materiais, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica e Engenharia Química.

Aquilo que lá no início parecia distante virou realidade, mas não sem esforço e abdicações ao longo da jornada. Os anos de graduação foram comparados pelas oradoras das turmas, Letícia Vieira e Maria Eduarda Bonfante Dal Molin, com uma trilha, por vezes íngreme e tortuosa, mas também cheias de suspiros e bons momentos. “Por vezes essa trilha pode ter sido fácil, simples, plana, sem muitos percalços, quando podemos descansar e apreciar o caminho. Porém, nem sempre foi assim. Ainda bem, pois assim pudemos apreciar mais a sua beleza. Por mais difícil que venha a ser, quando chegarmos ao final a vista de tudo que alcançamos será de tirar o fôlego”, destacaram no discurso.

Confira aqui a Galeria de Fotos

A caminhada coletiva, conforme as oradoras, não se encerra com a noite de formatura. “Nossa caminhada nessa trilha não chega ao fim, muito pelo contrário. Estamos só no começo. Por isso não percam jamais o brilho nos olhos que cada um carrega ao falar da profissão que escolheu”, acrescentaram entre os desejos, conselhos e agradecimentos aos colegas e familiares presentes.

 

Lapidações e evoluções

 

Para a paraninfa das turmas, diretora de Atenção ao Estudante da Unesc, professora Angela Piccinini, este nem pode ser o ponto final desta história. Fazendo alusão a obras de arte e ao escultor, pintor e poeta Michelangelo Buonarroti, Angela destacou a necessidade de constante lapidação, mesmo que já muito bem moldados ao longo destes anos de Universidade. “Vejo que nosso trabalho enquanto professores muito se assemelha aos escultores. Vocês, acadêmicos agora formados, são os blocos de mármore já semiprontos e cabe a nós essa lapidação ao longo da graduação. Mas mesmo que vocês nos pareçam obras de obras, não estão concluídos, devem continuar estudando e outras pessoas continuarão essa lapidação, assim como nós, professores, também em constante necessidade de nos lapidarmos”, pontuou.

A responsável pela outorga dos graus, pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Inovação, Gisele Coelho Lopes, citou filósofos e cientistas para embasar um convite aos agora formados: que sejam protagonistas de suas histórias. “Ao analisarmos as sutilezas discretamente ditas nas declarações dessas importantes personalidades do campo da ciência e da filosofia podemos dizer que todas elas trazem à tona o querer humano para beber continuamente da fonte do saber estruturado para provocar as grandes transformações do mundo. Isso significa que eu e vocês somos convidados a protagonizar nossas histórias. Isso, por sua vez, está alicerçado na visão clara sobre o mundo e daquilo que almejamos para nós mesmos”, pontuou.

A cerimônia completa pode ser assistida na íntegra no canal da Unesc TV no Youtube, por onde familiares de formandos angolanos e de todos os demais graduandos da noite puderam acompanhar em tempo real a celebração:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *