O mês de março é dedicado à conscientização e prevenção do câncer colorretal ou câncer de intestino, tipo de tumor mais frequente no aparelho digestivo. Para alertar a população sobre os riscos da doença o curso de Medicina da Unesc, por meio da Liga de Gastroenterologia e Hepatologia (LAGH), esteve na Praça Nereu Ramos, na manhã do último sábado (18/03).
Estudantes e professores distribuíram panfletos e prestaram orientações gratuitas, além de aferir a pressão do público que passou pelo calçadão.
“É uma excelente oportunidade que nós acadêmicos temos para trabalhar a relação médico paciente, além de colocar em prática tudo aquilo que aprendemos em sala de aula. É extremamente gratificante saber que estamos contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população e fazendo a diferença na comunidade”, afirmou a presidente da LAGH, Maria Paula Colombo, estudante da nona fase de Medicina.
A atividade foi supervisionada pelo professor e médico gastroenterologista, Manoel Cardoso. Segundo ele, a prevenção ao câncer de intestino é, em geral, muito eficaz. “Estamos falando do segundo câncer mais frequente em homens e mulheres, portanto, detectar os casos precocemente resulta em cura em 90% dos casos. O diagnóstico é feito por meio de dois exames: a colonoscopia ou a pesquisa de sangue oculto nas fezes”, explica o especialista.