Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Extensão

Gestão universitária participa de missão de inovação e empreendedorismo em Portugal

Grupo visitará empresas e entidades a fim de ampliar campo de visão, além de fomentar a cultura de inovação no Sul catarinense (Fotos: Divulgação)

Vinte empreendedores, gestores públicos e representantes de instituições de ensino de todo o Estado participam, a partir desta segunda-feira (20/3), de uma viagem que promete ampliar a visão sobre inovação e empreendedorismo na região. “Lisboa – um roteiro de inovação” foi pensado e correalizado pela Unesc e pela Alfa Comunicação e Conteúdo, com o objetivo de construir um ecossistema ainda mais forte no Sul catarinense. A ideia é se inspirar em exemplos de fora, além de enriquecer e avaliar os passos que estão sendo dados no município.

Integram o time de catarinenses a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora de Ensino, Graziela Amboni, a coordenadora do curso de Medicina, Maria Inês da Rosa, e a assessora de reitoria, Tatiane Macarini.

Conforme Luciane, atualmente a Universidade conta com 44 acordos internacionais, sendo 11 com Portugal, país de destaque no ranking europeu de inovação. Esta tem sido uma área tão estratégica para a Universidade que foi incorporada às dimensões acadêmicas: Ensino, Pesquisa e Extensão, todas em sinergia por meio do hub Unesc Connect, com inúmeras soluções para o poder público, setor produtivo e sociedade em geral. “A oportunidade de conhecer de perto a cultura de empreendedorismo e inovação do país, em parceria com a Alfa Comunicação, certamente resultará em novos laços, parcerias, ideias e inspirações para nossas ações e projetos, especialmente neste ano de comemoração dos 55 anos da nossa Unesc e de sua relevante contribuição ao Sul catarinense”, complementa.

 

Missão para ampliar horizontes

A missão foi baseada em quatro pilares principais: gestão pública, iniciativa privada, inovação social e conhecimento acadêmico. Na agenda, além do city tour para conhecer melhor a história e a cultura portuguesa, também estão previstas visitas na Câmara de Cascais, no Hub Criativo do Beato, no Sebrae Lisboa, na Taguspark Cidade do Conhecimento, no Portugal Tech Hub, na Adega de Belém, entre outras empresas e instituições. O roteiro tem duração de seis dias.

De acordo com a diretora da Alfa Comunicação e Conteúdo e coordenadora da missão, Andressa Fabris, o objetivo principal é ampliar o campo de visão dos viajantes, para que eles possam ter uma ideia macro do que está acontecendo não apenas na própria região, mas em todo o mundo. “O interessante é que grande parte dos participantes faz parte do comitê de implantação do Centro de Inovação de Criciúma. Não tenho dúvidas de que será uma visita bastante rica, que impactará significativamente na implantação do Crio” comenta.

Ainda de acordo com ela, Lisboa foi escolhida porque, quando se fala em inovação digital, a cidade tem despontado no cenário europeu. Atualmente Portugal tem conquistado novas posições nos rankings da comissão europeia, com pontuações excepcionalmente altas em relação à cultura empreendedora. O país tem se destacado em ambiente de startups, pontuando 28% acima da média europeia. Também ultrapassa a performance média da UE27 quanto à disponibilidade de recursos humanos altamente qualificados, à atratividade do sistema de investigação, à utilização de tecnologias de informação, entre outros.

 

 

Colaboração: Alfa Comunicação e Conteúdo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *