O curso de Arquitetura e Urbanismo da Unesc promoveu, nesta terça e quinta-feira (14 e 16/03), o encerramento do Grupo Interfases. A atividade ocorre no início de todos os semestres e consiste em, por meio de metodologias ativas, desafiar os acadêmicos da segunda a oitava fase do curso a pensarem as áreas urbanas de nossas cidades.
Nesse semestre, conforme a coordenadora adjunta do curso, Aline Savi, a atividade ocorreu no bairro Ceará, em Criciúma, localidade vizinha ao Morro do Céu e do Parque das Nações, cartões postais da cidade. Dada a singularidade da paisagem, o desafio do semestre teve como título “O espaço urbano e a paisagem do Bairro Ceará: articulando, idealizando e confeccionando lugares singulares”.
Divididos em oito grupos temáticos, acadêmicos e professores realizaram análises críticas sobre a real situação da área e propuseram ensaios para seu melhor uso e apropriação. As soluções permearam diversos temas, entre eles as carências de infraestrutura, manutenção e cuidado com o espaço público, a ocupação dos espaços públicos e privados, seus limites e transições, a relação dos veículos com os pedestres, a paisagem natural e as áreas simbólicas.