Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Curso de Nutrição da Unesc é
bem conceituado na avaliação pelo MEC

Há 19 anos a Unesc oferece curso atualizado, moderno e focado na qualificação profissional Fotos: Divulgação / Décio Batista

Desde o surgimento de Adão e Eva na terra, o ser humano necessita alimentar-se para viver. Já passou as fases da pré-História, idade antiga, idade média, idade moderna e atualmente a sociedade passa na idade contemporânea. Em todas essas fases a alimentação se fez presente e foi vital para a sobrevivência do homem.

Segundo relatos históricos, foi o “Homus erectus” o primeiro a utilizar o fogo para transformar os alimentos, isto por volta de 1,8 milhões de anos. A evolução na culinária transformou os hábitos humanos. Atualmente a alimentação, tamanha sua importância, é foco de estudos nos bancos universitários. A Unesc, sempre na vanguarda da educação,  há 19 anos oferece o curso de Nutrição. 

Com a implementação do método de ensino-aprendizado próprio, a Graduação Multi, os acadêmicos vivenciam, desde o primeiro dia de aula, o exercício da profissão. As aulas diversificadas, realizadas em sala de aula e laboratórios modernos, oportunizam que o estudante receba os melhores ensinamentos de um corpo docente qualificado.

Segundo a coordenadora do curso de Nutrição, Fabiane Maciel Fabris, o curso foi construído com conteúdo teórico já articulado para a prática na primeira fase. “Estruturamos muitas aulas em laboratório, organizamos diversas saídas de campo e realizamos inúmeras visitas técnicas. Nossos professores estão sempre procurando inserir os alunos em contextos reais, para que desenvolvam as habilidades e as competências, não somente de sala de aula, mas para já irem conhecendo a realidade profissional”, explicou.

Com o foco também na segurança alimentar e nutricional, de acordo com Fabiane, o campo de atuação do nutricionista é amplo e diversificado. “Dentro das necessidades apresentadas pelo mercado de trabalho, a graduação está estruturada para capacitar os acadêmicos em diversas áreas emergentes da Nutrição, como: Nutrição em Marketing, Nutrição Estética, Gastronomia Hospitalar, Nutrição Clínica e a Nutrição Esportiva”, acrescenta.

Propósito de oferecer qualidade de vida

Egressa do curso, formada em 2019, Sara Daminelli Nunes se sentiu abraçada pela Universidade por meio dos professores e colegas de sala de aula. “Lembro até hoje do meu contato com o curso de Nutrição. De imediato fui acolhida e estimulada a iniciar. O que me deu mais coragem para dar os primeiros passos foi aprender a cuidar e devolver mais qualidade de vida às pessoas. Foi com esse propósito que desenvolvi meu período acadêmico na Unesc”, destaca.

Com os professores, Sara aprendeu sobre a busca incessante do conhecimento. “Entendi a importância e a seriedade que se deve ter uma pesquisa científica e com a instituição. Tive a oportunidade de experienciar a relação do conhecimento com a teoria nas Clínicas Integradas. Aprendi também o empreendedorismo e hoje sou proprietária do meu próprio negócio, o ‘Espaço Naturae’. Me sinto realizando um propósito de vida: ajudar as pessoas a ter mais saúde e felicidade “, confessou.

Acadêmica da 5° fase do curso de Nutrição, Amanda Estevam, está muito entusiasmada com a graduação e as suas experiências pré-profissionais. “Eu sou completamente apaixonada pela Nutrição. Nossos professores são maravilhosos e a nossa Universidade nos oferece uma estrutura fantástica, tanto nas salas de aulas como em nossos laboratórios. Desde a primeira fase tenho tido experiências incríveis e me aprofundado em conhecimentos técnicos e sobre a diversidade de atuação do Nutricionista”, comentou.

Diferentes oportunidades 

Para um melhor aprendizado, em tempo real, o curso de Nutrição disponibiliza diversas frentes de complementação de estudo, oferecendo ao acadêmico inúmeras oportunidades de atuação, supervisionadas pelos professores. Dentro dos oito semestres, é possível a participação em muitas atividades desenvolvidas pelas Ligas Acadêmicas de  Segurança Alimentar e Nutricional (Lasan); Nutrição Esportiva (Laneps); além da Atlética Acadêmica Devoradores, da Empresa júnior Pró-Nutrir e no Centro Acadêmico de Nutrição.

Projetos de Extensão

Outra grande possibilidade de aprendizagem e atuação na profissão é a participação nos seis projetos de Extensão que envolvem o curso, criados e desenvolvidos pelos docentes, através da diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias. Eles têm o objetivo de transportar o aprendizado em sala de aula, nas construções e mudanças de cenário junto ao público atendido.

Entre os projetos de Extensão que envolvem o curso estão:

Culinária Profissional e Segurança Alimentar 

Objetivo: Capacitar, através da implantação de oficinas de culinária e curso de boas práticas de manipulação de alimentos, jovens e adultos, selecionados através de entidades sociais, para possibilitar o acesso ao mercado de trabalho através da qualificação adequada. 

Intervenção Nutricional através de Ações Educativas em saúde junto ao Programa de Economia Solidária (Paes)

É fomentar e articular uma rede colaborativa, Empreendimentos de Economia Solidária (EESS): cooperativas da agricultura familiar, associações de artesãos, colônias de pescadores, grupos formais e informais de geração de emprego e renda da região Sul de Santa Catarina que tem como princípios norteadores à economia solidária.

Cuidando da Saúde Física e Nutricional de colaboradores da Unesc

Objetivo: Desenvolver ações nutricionais e de atividade física que proporcione uma melhor qualidade de vida aos colaboradores da Universidade.

Projeto Viver Extensão e Pesquisa

Objetivo: Discutir com um grupo de adolescentes questões referentes à promoção da saúde, como alimentação adequada e saudável, atividade física, postura física, e a exclusão da pessoa gorda no espaço social. Essa atividade visa o combate à obesidade em crianças e adolescentes no Colégio Marista do Bairro Renascer em Criciúma.

Nutriextensão nas Clínicas Integradas

Objetivo: Tem como objetivo contribuir com ações de educação alimentar e nutricional e atendimentos clínicos para a população de Criciúma e Região.

Projetos de Pesquisa

Ação da Geleia Real no alívio da menopausa

Objetivo: Pesquisar os efeitos da geleia real nos sintomas da menopausa: uma revisão sistemática

Portas abertas

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD) ainda no primeiro semestre de 2023 podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as demais oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Galeria de fotos das atividades do curso

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    • Janete Triches 10 de março de 2023

      Parabéns a coordenadora da Nutrição, Fabiane Fabris; aos professores e estudantes do curso pelos 19 anos de muito trabalho, estudo, dedicação, comprometimento e muitas conquistas. Que venham muitos outros 19. Sucesso a todos!