Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, celebrado na quarta-feira (08/03), a coordenação do curso de Ciências Contábeis, promoveu uma ação em homenagem às professoras e acadêmicas. Na oportunidade, a coordenadora Andréia Cittadin anunciou acriação do projeto “Contabilidade com elas”. O evento realizado na praça em frente ao bloco Z, reuniu todos as estudantes e futuras contadoras para enaltecer o crescimento da presença feminina na profissão.
Contabilizando com Elas
Segundo a professora Andréia, o projeto, ainda em fase de montagem, terá uma comissão composta por representantes de docentes e universitários para elaborarem uma agenda para o decorrer do ano. “Neste projeto de Extensão queremos trazer mulheres que atuam na área de contabilidade, que já passaram pelo curso e aquelas que se tornaram empreendedoras. Queremos ouvir as mulheres para uma fala relacionada ao seu posicionamento, seu empoderamento. Os encontros ocorrerão durante todo o ano e em atividades tradicionais que já constam em nossa agenda. Dentro desse projeto também está prevista a construção de um podcast com conteúdos voltados para a graduação”, explicou.
História
A área que no passado era predominantemente masculina, hoje mostra história bem diferente. Atualmente o curso de Ciência Contábeis é composto por 67% de mulheres, sendo que o número de professoras em sala de aula também cresce. Em Santa Catarina, 44% dos profissionais na área de contabilidade são mulheres, e no Brasil 43%.
Na contabilidade as mulheres também já conquistaram espaço no comando das instituições representativas, ocupando a presidência do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e, nas duas últimas gestão, elas comandaram o Conselho Regional de Contabilidade de Santa Catarina. “No curso quando eu estudei só tive professores homens, mas isso já faz 20 anos. A nossa representação em sala de aula era muito pequena. Hoje nós já estamos inseridas nas mais diversas áreas da contabilidade: financeira, gerencial, tributária e juridica”, destacou a coordenadora.