A pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, representou a Unesc no Painel Lide SC “Movimento por uma Santa Catarina ainda mais produtiva e competitiva”, realizado na noite da última segunda-feira (06/03), na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Florianópolis.
Durante o evento ela proferiu a palestra “A Educação para o desenvolvimento socioeconômico de Santa Catarina”. “Países ricos possuem altos investimentos em educação e elevado Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), portanto, apresentam boa qualidade de vida, elevada renda e grau de educação. Já Santa Catarina se destaca em relação aos demais estados brasileiros. Somos o primeiro estado em nível de desenvolvimento industrial, o segundo mais competitivo do país, o terceiro com excelente desempenho na educação e o sexto maior PIB”, salienta Gisele.
Iniciativas da Unesc
A pró-reitora ainda destacou iniciativas da Universidade como o Hub de Inovação Unesc Connect, que possui ambientes físicos e virtuais onde pessoas ou negócios se conectam para estabelecerem relações, desenvolverem ideias e soluções. “Ele é voltado para o desenvolvimento de mentes criativas, capazes de criarem negócios ou projetos que transformem a realidade e tenham, sobretudo, impactos significativos no desenvolvimento socioeconômico do Sul de Santa Catarina”, ressaltou durante a apresentação.
Ainda entre os projetos, Gisele citou a incubação de ideias e negócios; o Inova Júnior; o Unesc Solution; a Jornada Empreendedora; o Unesc Labs, além das tecnologias sociais.
Gisele também lembrou que Santa Catarina é o segundo estado que melhor cumpre a meta 12 do Programa Nacional da Educação (PNE), com 26,4% dos jovens entre 18 e 24 anos matriculados no Ensino Superior. “Mais de 80% destas matrículas estão no Sistema Acafe, sendo que, entre as 14 instituições, a Unesc é uma Universidade referência na excelência acadêmica, Nota Máxima no Sul de Santa Catarina, com o propósito de desenvolver mentes para resolver problemas complexos e com visão empreendedora”, pontuou.