Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Mais de 15,5 mil estudantes retornam às salas de aula
na Unesc com atrações especiais de recepção

Universidade que completa 55 anos em 2023 inicia semestre letivo com recorde histórico de alunos. (Fotos: Daniela Savi e Marciano Bortolin/Agecom/Unesc/Notuurno/Especial)

Universidade do Extremo Sul de Santa Catarina. O próprio nome já diz: a Unesc é a Universidade da região. Muito mais que ensino de qualidade, a Instituição proporciona verdadeira experiência aos alunos há cerca de 55 anos. Esse universo de conhecimento ganha a cada ano mais força, o que se comprova com o início oficial do semestre letivo nesta segunda-feira (27/02), quando mais de 15,5 mil estudantes tomam as salas de aula no campus. O cenário todo colorido, sinalizado e decorado especialmente para a ocasião, ao som de música ao vivo e diferentes expressões artísticas, deu o tom para o dia especial de início de novos ciclos, seja para aqueles que iniciam a jornada da graduação ou aqueles que encaram mais um semestre rumo ao sonhado diploma.

As premissas de aprendizado baseado na experiência prática, nas vivências que vão além da sala de aula e se relacionam diretamente com a realidade do mercado, passam a fazer parte da vida de ainda mais acadêmicos que entrarão para o grupo de mais de 50 mil profissionais formados pela Unesc ao longo desses 55 anos. Colocar a expertise da Universidade a dispor dos estudantes em mais um ano de desafios e aprendizados, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é motivo de especial alegria receber os estudantes, que são aqueles com e para os quais, em especial, a Universidade se justifica.

“A Unesc recebe todos acolhedoramente, pois somos uma Universidade plural, que respeita as diferenças e que preza sobretudo pela qualidade de todas as suas finalidades: ensino, pesquisa e Extensão. Não é sem motivo que a Universidade está sempre na vanguarda do que há de melhor na educação: é porque conta com professores altamente qualificados, laboratórios com tecnologia de ponta, estrutura ampla e adequada e jamais para no tempo. Está sempre à frente e em busca do melhor para os alunos e, logo, para a comunidade”, destaca.

Confira a galeria de fotos neste link.

Para a presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acadêmica do curso de Enfermagem, Gabriela Minhos, é um orgulho receber calouros e veteranos em um ambiente tão acolhedor preparado com dedicação pela Universidade. “Somos privilegiados por estarmos em uma instituição que cuida tanto dos detalhes. Esse é um dia de muita alegria por podermos recepcionar nossos colegas para mais um semestre de compartilhamentos. Nossa Universidade Comunitária é única e já mostra isso no primeiro dia, oferecendo esse cenário lindo, colorido, alegre e que demonstra que aqui vivemos os melhores anos das nossas vidas”, aponta.

Contribuição com a sociedade

E por falar em contribuição com a comunidade, a única Universidade Comunitária da região está junto à população durante os 365 dias do ano. O que não é exagero afirmar e exemplos para comprovar esta afirmação não faltam: são projetos de Extensão em todas as cidades da região; elaboração dos Planos de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e da Amesc; a implantação do Unesc Connect; os atendimentos nas áreas da saúde do Direito; ações realizadas no litoral durante todo o verão, entre muitas outras iniciativas.

“Por ser uma Universidade Comunitária, a Unesc tem as atividades de Extensão em seu DNA, levando, de várias maneiras, cidadania e conhecimento para a comunidade. A Unesc não é pública nem privada, ou seja, não possui um dono e, por isso, não visa lucro. Assim, todo o valor de arrecadação é investido na própria Universidade e em benefício da comunidade. A Unesc, assim como todas as universidades de perfil comunitário, é de todos e tem esse modelo intrínseco desde sua criação, quando surgiu da iniciativa popular que percebeu a necessidade de facilitar o acesso ao Ensino Superior. Se a qualquer momento ela deixar de existir, todo o patrimônio passa a ser do Município que a criou enquanto Fundação Educacional”, explica.

Entre os números que demonstram a relevância da atuação da Universidade estão as ações de Extensão. São mais de 200 projetos de intervenção nas comunidades, 21 programas institucionais, 800 acadêmicos bolsistas e mais de 70 acadêmicos voluntários apenas neste eixo.

Outro grande exemplo da participação da Unesc junto à comunidade se viu no decorrer da pandemia provocada pela Covid-19. Durante esta, que foi a maior crise sanitária do século, a Universidade contribuiu com a pesquisa na área da saúde; produção de equipamentos de proteção facial e respiradores; produção de ozônio para desinfecção de ambientes; informações epidemiológicas diárias; com um dos primeiros sistemas de atendimento eletrônico, o “Telecovid Unesc” e com o “Acolher Covid Unesc”, que disponibilizou atendimentos voltados à saúde mental.

A Instituição também participou de pesquisas internacionais sobre os impactos do coronavírus na saúde humana e acompanhou o cenário econômico por meio do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e de Inovação e ainda ofereceu cuidado e recursos tecnológicos para colaboradores e estudantes, se destacando com uma das Universidades de melhor desempenho na gestão da pandemia.

Revolução no ensino

Mesmo com tantas conquistas, a Unesc não se acomoda. No ano passado, visando um ensino de ainda mais qualidade, a Universidade colocou a Graduação Multi em prática, um modelo que coloca o aluno no centro do aprendizado, aliando a teoria à prática. O inédito formato pedagógico para os cursos de graduação possui os olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade.

”Ao reforçar a relação teoria-prática já valorizada na Universidade, a Graduação Multi envolve os nossos alunos em seus futuros campos de atuação profissional a partir de aulas em diferentes formatos, aprimoradas com constantes provocações em busca de soluções inovadoras”, relata Luciane.

Por meio da proposta, as disciplinas dos cursos presenciais foram repensadas para potencializar o estímulo ao conhecimento por meio de processos inovadores. Todo o processo se baseia no objetivo de proporcionar um aprendizado duradouro, ainda mais preparado para o futuro e ao que o cenário exige.

Bolsas de até 100%

Mesmo com o início das aulas, ainda estão abertas as matrículas para os cursos de graduação na Universidade. Além de garantir uma das vagas nos mais diversos cursos, ainda é possível conquistar bolsas de estudos de até 100% de desconto.

Os interessados em ingressar em um dos cursos da Unesc em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD) podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431-2626 e para cursos técnicos no telefone (48) 3431-2671 ou pelo (48) 3431-4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) 99644 0170 ou (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30min às 21h. Outras informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas pelo site unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *