Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Seminários de mestrandos do PPGSP são apresentados na Unesc

Programa que envolve quatro universidades comunitárias do estado teve segundo dia de encontros presenciais (Foto: Isabela Thomé)

O segundo dia de encontros presenciais do Programa de Pós-graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em nível de mestrado foi realizado neste sábado (25/02), no Bloco P da Unesc. Ao longo do período matutino, os mestrandos de quatro universidades comunitárias de Santa Catarina apresentaram seus projetos para uma banca de professores especializados. 

A atividade faz parte do encontro da disciplina de Seminários e integra a grade de programação focada na qualificação e na integração entre participantes das universidades participantes do projeto. Além da Unesc, estiveram presentes acadêmicos da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade do Contestado (UNC), e da Universidade da Região de Joinville (Univille). 

O PPGSP é um marco inovador para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), pois figura como o primeiro a ser desenvolvido a partir da união de quatro Universidades que, juntas, abrangem 93% do território catarinense. 

Apoiado pelas IES, que o mantém em forma associada, o Programa busca desenvolver a ciência, a tecnologia e a inovação pelo compartilhamento de ações e competências para promover a formação humanística, técnico-científica e cultural de seus discentes, por meio do ensino, pesquisa e extensão, priorizando o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas produtivos de forma sustentável.

Inovação e pesquisa

De acordo com o professor Geovane Martins, os seminários são um importante passo na formação do mestrando. “Este trabalho é como se fosse uma segunda banca para os acadêmicos, pois eles apresentam seus trabalhos para os professores analisarem, e os mesmos fornecem críticas construtivas. Funciona como um aperfeiçoamento contínuo do trabalho de mestrado, até o momento de chegar na banca de defesa do trabalho de dissertação de mestrado”, concluiu o docente. 

O coordenador adjunto-geral do PPGSP, Oscar Rubem Klegues Montedo, destacou a gratidão da Unesc em receber o II Encontro Presencial do programa. “Segundo o DNA da Unesc de acolher todos que chegam aqui, nós preparamos uma recepção na tarde de ontem, que também foi um dia de trabalho. Durante o período vespertino, houveram duas bancas de apresentação de mestrado, e hoje os trabalhos por aqui continuam”, afirmou o docente, que acredita na aplicação real das pesquisas realizadas pelos mestrandos. “O foco destes trabalhos é resolver um problema social, do mundo real, que é trazido para o meio acadêmico para ser solucionado. Este é o grande diferencial do PPGSP”, completou. 

A reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, afirmou que o encontro mostra a união entre as universidades participantes do programa. “Este programa de mestrado, construído em rede por quatro instituições de ensino superior da nossa Acafe, foi muito planejado e esperado pelas nossas instituições, e é uma satisfação muito grande ver o resultado de tanto tempo de elaboração”, explicou Luciane, mostrando a importância desse evento para a comunidade acadêmica. “É um projeto muito diferenciado, o primeira da nossa Acafe e um dos primeiros do Brasil no ramo, um caso de inovação social no stricto sensu, na ciência e na pesquisa”, afirmou, explicando qual o grande diferencial do programa. “Ele tem o viés acadêmico da formação e também a conexão com o sistema produtivo e com a indústria, o setor público, os diferentes espaços de produção”, concluiu.

Participaram do evento de apresentação dos seminários a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Inovação e Extensão, Gisele Coelho Lopes, a coordenadora geral do PPGSP, Cristina Keiko Yamaguchi, o coordenador adjunto-geral do PPGSP, Oscar Rubem Klegues Montedo, o coordenador operacional local do PPGSP, Kristian Madeira, o pró-reitor de Pesquisa da Univille, Paulo França, a diretora de articulação em Ensino, Pesquisa e Extensão da UNC, Aline Schuck, a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós Graduação da Uniplac, Lilia Aparecida Kanan e o diretor de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, Ismael Gonçalves Alves.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *