O primeiro dia do encontro do Programa de Pós-Graduação em Sistemas Produtivos (PPGSP) em nível de mestrado, uma parceria da Unesc, com a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), Universidade do Contestado (UNC), e a Universidade da Região de Joinville (Univille), foi marcado por apresentações de duas bancas de qualificação. A atividade, realizada na tarde desta sexta-feira (24/02), faz parte do encontro da disciplina de Seminários e integra a grade de programação focada na qualificação e na integração entre participantes de todas as universidades até a tarde de sábado (25/02).
O PPGSP é um marco inovador para as Instituições Comunitárias de Ensino Superior (Ices), pois figura como o primeiro a ser desenvolvido a partir da união de quatro Universidades que, juntas, abrangem 93% do território catarinense.
Apoiado pelas referidas IES que o mantém em forma associada, o Programa busca desenvolver a ciência, a tecnologia e a inovação pelo compartilhamento de ações e competências para promover a formação humanística, técnico-científica e cultural de seus discentes, por meio do ensino, pesquisa e extensão, priorizando o desenvolvimento e aprimoramento de sistemas produtivos de forma sustentável.
Primeiros compromissos
As primeiras ações do evento que tem a Unesc como anfitriã foram as apresentações de trabalhos.
“Hoje a banca ocorreu presencialmente aqui na Unesc com a presença de membros externos que participaram via videoconferência. O aluno expôs o trabalho e a banca fez as suas contribuições para que ele possa seguir para a conclusão da pesquisa do mestrado de forma que o trabalho contribua para a ciência quanto ao aprimoramento dos sistemas produtivos, em especial de Santa Catarina”, explica o coordenador operacional local do PPGSP, professor da Unesc, Kristian Madeira.
Neste sábado, como parte da programação, ocorre a abertura do Seminário de Elaboração de Estudos e Pesquisas em Sistemas Produtivos, com a presença da reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e das universidades participantes do programa, bem como dos coordenadores operacionais locais. O encontro será no Miniauditório do Bloco P, na Universidade, a partir das 8h.
“Este é o primeiro Programa Associado no Sul do Brasil na área Interdisciplinar, por meio da cooperação entre as universidades, parques científicos e tecnológicos, parque de inovação social e incubadoras tecnológicas que o integram”, conta o professor.
Dentre as linhas de pesquisa estão Gestão e Conhecimento em Sistemas Produtivos e Sistemas Produtivos e Sustentabilidade.
Apresentações
A primeira a se apresentar para a banca na tarde desta sexta-feira (24/02) foi a mestranda da Uniplac, Deise Lourdes Godoi Cardoso, que trouxe como tema a Criação e Compartilhamento do Conhecimento na Agricultura Familiar.
A autora busca analisar de que forma as ferramentas e práticas da gestão do conhecimento podem contribuir para o aprimoramento dos sistemas produtivos da agricultura familiar na Serra Catarinense, já que mora naquela região.
Segundo ela, a intenção é analisar o perfil socioeconômico dos participantes a fim de conhecer a população estudada; identificar e descrever os processos produtivos utilizados e analisar junto aos agricultores as ferramentas da gestão do conhecimento já utilizadas; além de apontar as formas e sugestões, bem como as estratégias que irão contribuir para o planejamento dos sistemas produtivos nas propriedades rurais da agricultura familiar, a transformação do conhecimento e a capacitação de forma adequada dos mesmos.
“Diante dos resultados alcançados, pretendo propor ferramentas mais adequadas que possam contribuir para melhores resultados nas propriedades”, explanou. O êxodo rural também foi destacado pela mestranda que é filha de agricultores.
Fizeram parte da banca examinadora os professores doutores Cristina Keiko Yamaguchi que foi a orientadora, além da coorientadora Mari Aurora Favero Reis, e os examinadores Édis Mafra Lapolli e Oscar Rubem Montedo.
Metalmecânico
A outra pesquisa apresentada foi do mestrando da Uniplac, Alisson da Silva Andrade, que trouxe como tema Lean Manufacturing e Single Minute Exchange Of Die (SMED) Aplicadas ao Setor de Forjaria de uma Indústria do Segmento Metalmecânico.
Segundo o autor, dentre os objetivos está a aplicação de metodologias Lean Manufacturing e Single Minute Exchange Of Die SMED para otimizar o setup no processo da forjaria e redução de desperdícios da empresa estudada.
De acordo com ele, o estudo se justifica quando busca-se otimizar o processo da linha de forjaria aplicando as metodologias Lean Manufacturing em conjunto com o SMED para resolver problemas de tempo com setup de equipamento, reduzindo perdas e aumentando a eficiência do processo produtivo.
“O estudo será realizado em uma linha de produção de peças forjadas denominadas flangers. Fazem parte desta linha de produção três máquinas, forno indutivo; prensa excêntrica de 4ktn de força; e prensa excêntrica de 2ktn de força. Com o estudo, a empresa ganharia mais eficiência produtiva”, analisa.
Com isso, conforme o mestrando, espera-se reduzir o tempo de setup, bem como a redução do tempo ocioso dos equipamentos, o aumento de produção e produtividade, a redução de peças não conformes, a redução de energia, e a contribuição para outros processos produtivos.
Fizeram parte da banca examinadora os professores doutores Cristina Keiko Yamaguchi que foi a orientadora, além do coorientador Oscar Rubem Montedo, e os examinadores Alexandre Formigoni e Leopoldo Pedro Guimarães Filho.
*O evento conta com apoio da Prefeitura Municipal de Nova Veneza e Biozenthi Dermocosméticos.
Jantar de Integração – Nova Veneza/SC
À noite a coordenação do PPGSP, organizou em Nova Veneza/SC, Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana, um jantar de integração aos mestrandos e professores.
Cronograma:
Sábado (25/02) – Miniauditório do Bloco P
7h30 – Recepção para os convidados do Seminário de Elaboração de Estudos e Pesquisas em Sistemas Produtivos com a egressa do curso de Administração da Unesc, a cantora e compositora Vitoria Daitx.
8h – Abertura do Seminário de Elaboração de Estudos e Pesquisas em Sistemas Produtivos, com a presença da reitoria da Unesc e das universidades participantes do programa, bem como dos coordenadores operacionais locais.
O encerramento das atividades está previsto para às 13h com almoço na Vinícola Mazon, em Urussanga.