Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

“O Censo tem relevância para a sociedade, por isso é fundamental que as pessoas respondam”, afirma professor da Unesc

Além de expor a realidade socioeconômica, levantamento influencia nos investimentos públicos e privados. (Fotos: Divulgação)

Os prefeitos dos municípios da região têm demonstrado preocupação com a falta de resposta de uma parcela da população ao Censo Demográfico. Esta ausência pode ocasionar diversos problemas às cidades, já que o levantamento é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todo o território brasileiro. Por isso, torna-se fundamental que todas as pessoas respondam o questionário apresentado pelos recenseadores.

Baseado no cadastro da população atendida nas unidades de saúde e na média do número de eleitores nos municípios, os prefeitos questionam os números divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), realizador do Censo.

O coordenador do Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação da Unesc, Thiago Fabris, enfatiza que a negativa em responder ao Censo por parte da população acarreta em uma série de problemas às cidades, podendo influenciar, por exemplo, nos repasses financeiros do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), que é calculado com base nos dados populacionais.

“De posse do Censo, diversas políticas públicas são formuladas nas três esferas: Federal, Estadual e Municipal. Olhando para a parte pública, também há o repasse de verbas e a definição de políticas do Governo Federal. Ele tem uma importância relevante para a sociedade como um todo e é fundamental que as pessoas respondam”, destaca.

Além de retratar a realidade socioeconômica e influenciar nos repasses financeiros públicos, o levantamento também pode refletir no setor privado. “O Censo ajuda a iniciativa privada porque traz diversos indicadores que podem ser utilizados pelos empresários para a tomada de decisão com relação à expansão para determinada região de acordo com os números socioeconômicos apresentados”, conta. 

Quem ainda não recebeu a visita dos recenseadores do IBGE, pode entrar em contato com o Disque Censo pelo número 137, disponível das 8h às 21h30min. A coleta de dados para o Censo iniciou em agosto de 2022 e a previsão de encerramento é fevereiro de 2023.

O que é o Censo

O Censo faz uma contagem da população como um todo e, além de saber a quantidade de pessoas que moram no país, no estado e nos municípios, também faz um diagnóstico socioeconômico da população. “Ainda por meio dele, conseguimos obter vários tipos de indicadores relacionados à renda das famílias, à infraestrutura do local de moradia, entre outros”, pontua Fabris.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *