Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Férias: quais brincadeiras podem divertir e auxiliar no desenvolvimento das crianças?

A coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo, dá sugestões de atividades para os pequenos nas férias (Foto: Divulgação)

Um dos maiores desafios enfrentados pelos pais no período de férias é como entreter os filhos de maneira segura e saudável. Em um mundo cada vez mais conectado, onde as crianças preferem passar mais tempo na frente da televisão e nas redes sociais do que ao ar livre, certas brincadeiras acabaram sendo deixadas de lado pelas gerações mais novas. Mas a boa notícia é que muitos desses jogos e atividades podem e devem ser resgatados para as crianças da atualidade, como explica a coordenadora do curso de Pedagogia da Unesc, Gislene Camargo.

“Pega-pega, esconde-esconde, amarelinha, cinco Marias, pular corda, entre várias outras, são brincadeiras muito importantes que temos na cultura popular”, afirma a professora, destacando os efeitos positivos dessas brincadeiras clássicas para uma criança em formação. “A criança que pula corda, por exemplo, desenvolve mais a parte neuromotora, e pode ter uma maior facilidade na hora de aprender a ler e escrever”, explica.

A amarelinha é outra brincadeira simples, mas que auxilia no desenvolvimento. “Parece tão simples jogar amarelinha, mas não: a criança precisa ter equilíbrio, noção em qual casa ela está e onde ela vai jogar. Ou seja, são vários fatores que ela deve levar em consideração”, destaca Gislene, dando ainda mais um exemplo de brincadeira saudável para as crianças. “Cinco marias é um exemplo de coordenação precisa, e um jogo onde a criança deve pensar rápido. Além de tudo, é uma brincadeira simples, fácil, e que não exige um alto investimento.”, completa.

Mas e nos dias de chuva, onde as brincadeiras clássicas de rua ficam impossibilitadas? Neste caso, segundo a coordenadora, há inúmeras opções de entretenimento para as crianças. “Jogos de tabuleiro, de adivinhação, de escrita são ótimos nesses casos, e enquanto a criança os joga, ela também vai aprendendo e se desenvolvendo”, afirma. “Até mesmo o videogame, o jogo virtual, pode ser positivo, contanto que a criança não passe tempo demais na frente das telas e também participe de outras brincadeiras. Mas de certo modo, todas as brincadeiras são válidas”, conclui.

A importância da brincadeira e do lúdico no desenvolvimento das crianças, segundo Gislene, é enorme. “As crianças são seres integrais, que estão constantemente se desenvolvendo cognitivamente, neurologicamente e motoramente, e qualquer brincadeira que promova seu crescimento é uma brincadeira positiva”, completa.

Um mundo de conhecimento

Atenta a todas as mudanças de comportamento e ao que há de mais atual nos processos de ensino, a Unesc implementou em 2022 a Graduação Multi, um novo formato pedagógico para os cursos de graduação com olhares voltados ainda mais à conexão com o setor produtivo, setor público e sociedade. O projeto revolucionário propõe um maior envolvimento dos acadêmicos, desde a primeira fase, na prática e na resolução de problemas reais.

As matrículas para o primeiro semestre de 2023 já estão abertas, sendo que os interessados podem procurar a Central de Atendimento ao Acadêmico (Centac), onde recebem todas as informações sobre as possibilidades de financiamento, bolsas e acesso aos programas da Instituição. É possível, ainda, optar pelo contato direto com a coordenação de cada curso e, se tiver interesse, participar de uma aula experimental. 

Os interessados em conhecer toda a graduação em modelo presencial ou de Educação à Distância (EaD), ou ainda as mais de 40 oportunidades em especialização da Unesc podem entrar em contato com a Instituição pelo Whatsapp (48) 99915-0433. 

Já aqueles que procuram opções em cursos de pós-graduação podem entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *