Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Posse dos novos dirigentes da Acafe será nesta terça-feira

Evento será realizado em nova data e local após necessidade de transferência/Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, e o reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, serão oficializados como presidente e vice, respectivamente

A cerimônia de posse da Associação Catarinense das Fundações Educacionais de Santa Catarina (Acafe) será nesta terça-feira (13/12), a partir das 19h, no Auditório da Federação das Associações Empresariais de Santa Catarina (Facisc), na Rua Visconde de Cairu, 391, no bairro Estreito, em Florianópolis. Por aclamação, a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta e o reitor da Uniplac, Kaio Henrique Coelho do Amarante, serão conduzidos aos cargos de presidente e vice, respectivamente, para o biênio 2022-2024 da entidade.

Autoridades políticas e empresariais, além de representantes de instituições e entidades locais, estaduais e nacionais estão entre os convidados do evento, que ocorre em formato híbrido (presencial e online). Ainda na data, tomam posse os representantes dos Conselhos da Acafe (consultivo e fiscal), logo após a Assembleia Geral Eletiva.

“As universidades comunitárias são grandes patrimônios da educação no país e em Santa Catarina, sendo responsáveis diretas pelo destacado desenvolvimento do nosso Estado. Foi a partir delas, na década de 60, que Santa Catarina descentralizou a formação acadêmica, expandindo para o interior o ensino, a pesquisa e a extensão. Se somos um estado de vanguarda, referência em desenvolvimento sustentável, tecnologia e inovação, isso se deve, e muito, à presença das Instituições de Ensino Superior (IES) da Acafe em todas as regiões. Presidir a Acafe, ao lado do reitor Kaio do Amarante e de todos os demais colegas reitores, é um desafio que muito representa as defesas que faço”, comenta a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, que atualmente é vice-presidente da Acafe.

 

Números que representam a Acafe

 

A Acafe conta com 14 instituições de ensino, presentes em diversas cidades, congregando mais de 160 mil acadêmicos, além de 3.501 projetos de iniciação científica, que geram novos conhecimentos, e 930 projetos de extensão, que beneficiam milhares de catarinense, como serviços de saúde, atendimento jurídico, entre outros. 

Segundo Luciane, as instituições do sistema Acafe têm como missão o desenvolvimento das regiões onde estão inseridas. “É importante que a população saiba que elas não têm dono, não visam lucro, são patrimônios das cidades e regiões em que se originaram, por desejo da sociedade. Todo o resultado financeiro dessas IES retorna para a região no desenvolvimento de ações e projetos nas três dimensões acadêmicas que caracterizam uma Universidade: o ensino, a pesquisa e extensão de excelência. Trabalhar em prol do fortalecimento dessas instituições é algo que me convoca e me representa muito”, pontua Luciane, que também é integrante do Conselho Estadual de Educação e Conselho Nacional de Educação.

Fazem parte da Associação, a Unesc; FURB; Udesc; UNC – Universidade do Contestado; Católica de Santa Catarina; Unibave; Unidavi; Unifebe; Uniplac; Univali; Univille; Unochapecó; Unoesc; e Uniarp.

 

 

Diálogo

Para o reitor da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), essa é uma grande oportunidade que lhe será conferida, ao que encara com grande motivação. “Viveremos um momento ímpar para a nossa associação e nesse novo momento o diálogo será fundamental, pois teremos novos cenários sendo construídos na esfera estadual e federal. Para isso contamos com a força histórica da Acafe, mas entendemos que só o passado não garante o futuro. Seremos uma força ativa de diálogo e construção conjunta, visando o aprimoramento das nossas instituições comunitárias, reforçando nossas missões que visam o desenvolvimento regional de forma sustentável”, sublinha Amarante.

 

A Acafe é comandada atualmente pelo reitor da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc), Aristides Cimadon, que encerra o seu segundo mandato à frente da entidade. “É com muita satisfação que encerramos este período e com muita alegria que teremos a reitora Luciane Ceretta e o reitor Kaio do Amarante à frente da instituição. Tenho certeza que a Acafe viverá uma nova história, inclusive com a implantação da educação superior gratuita nas universidades comunitárias, que acredito irá fortalecer ainda mais as instituições comunitárias e dará mais formação aos jovens. Nada melhor que a Luciane e o Kaio estarem à frente da Acafe neste novo momento”, enfatiza Cimadon.

 

 

Sobre a Acafe 

Desenvolver o ensino, a ciência, a tecnologia e a inovação, por meio do compartilhamento de ações e competências para assegurar o fortalecimento das Instituições de Ensino Superior (IES), em prol da educação superior em Santa Catarina, é uma das atribuições do Sistema Acafe.  

 

O objetivo desta união é promover o intercâmbio administrativo, técnico e científico entre as Instituições de Educação Superior, na busca de soluções para problemas comuns nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e administração.

 

Biografias

 

Luciane Bisognin Ceretta

A professora doutora Luciane Bisognin Ceretta possui mestrado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), doutorado em Ciências da Saúde pela Unesc, MBA em Gestão Financeira e Orçamentária, MBA em Gestão de Pessoas, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, é especialista em Inovação na Educação pela PUC – RS, é reitora da Unesc pelo segundo mandato, Conselheira Estadual de Educação, Conselheira Nacional de Educação e pesquisadora do Programa de Mestrado em Saúde Coletiva da Unesc.

 

Kaio Henrique Coelho do Amarante

Reitor da Uniplac pelo segundo mandato, mestre em Educação pela Uniplac e Bacharel em Administração e Marketing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *