Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Educação

Seminário Latino Americano de Programas de Pós-Graduação promove troca de experiências entre Unesc e Universidade Argentina 

Encontro ocorreu na manhã desta terça-feira (06/12) via meet (Foto: Reprodução)

Os professores que fazem parte dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico Interdisciplinar (mestrado e doutorado) da Unesc, juntamente com o Programa de Pós-Graduação em Ciencias Sociales e o Programa de Pós-Graduação em Desarrollo Socio-Económicos da Universidad Nacional de Entre Rios (UNER), da Argentina, realizaram o 1º Seminário Latino Americano de Programas de Pós-Graduação. O encontro, de forma virtual, ocorreu na manhã desta terça-feira (06/12), e teve como objetivo estreitar relações entre o corpo docente dos três programas com intenção de estabelecer parceiras, por meio de projetos de pesquisas, publicações, livros, capítulos de livros, artigos, bancas de qualificação e defesa, e aulas.

O evento contou com uma apresentação da área de concentração, objetivos e linhas de pesquisa de cada programa envolvido, e apresentação e integração dos docentes participantes do encontro. 

Para o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, João Henrique Zanelatto, este é um momento muito oportuno para as colaborações entre as universidades, além da realização de atividades conjuntas entre os programas. “Vamos pensar em um cronograma de atividades para os próximos anos entre os programas. Foi muito bom esse primeiro contato e estamos satisfeitos com essa parceria, a fim de estreitar laços entre os docentes e discentes”, comentou Zanelatto. Um grupo de trabalho foi formado para dar sequência às atividades.

Segundo ele, o programa de mestrado da Unesc foi aprovado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em 2013, e a primeira turma do mestrado iniciou em 2014. Já a primeira turma do doutorado iniciou suas atividades em 2019 com as primeiras defesas a serem feitas neste mês. 

“É uma caminhada de oito anos entre criação de mestrado e doutorado. Hoje trabalhamos com duas linhas de pesquisa: trabalho e organizações; e na linha desenvolvimento e gestão social. Nosso corpo docente é formado por 12 professores e estamos sempre alinhados e atentos aos temas pertinentes”, contou Zanelatto.

O professor lembrou ainda das diversas atividades realizadas pelo programa. Uma delas será a Jornada Nacional de Desenvolvimento de Políticas Públicas, evento que segue as diretrizes da dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e com previsão para ocorrer em 2023.

Participaram ainda do encontro, os coordenadores de Pós-Graduação en Ciencias Sociales (UNER), professor doutor Ignacio Tomás Trucco, e o coordenador do Programa de Pós-Graduação em desarrollo socio-económicos (UNER), professor doutor José Antonio Mateo.

“Esse é um grande momento. Os programas possuem interesses, capacidades e funcionamento muito semelhantes. Estamos muito felizes com esse passo”, comentou Mateo. “É um grande marco. Esperamos que essas influências sejam cada vez compartilhadas e expandidas para o fortalecimento da atividade”, acrescentou Trucco.

Conheça

Em 2017 a Unesc e a Universidad Nacional de Entre Rios firmaram Acordo de Cooperação objetivando estabelecer relações para promover o desenvolvimento do ensino, pesquisa, extensão e ações nas áreas comuns das duas instituições. O Acordo teve duração de cinco anos e está em processo de renovação.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *