O acadêmico do curso de Artes Visuais da Unesc, Lucas Pereira Elias, é um dos finalistas do Prêmio de Arte Contemporânea 2022 da Aliança Francesa, principal prêmio de artes visuais do estado de Santa Catarina. O estudante da 6ª fase, residente de Sombrio, está concorrendo com os artistas Bill Or, de Itajaí, e Maurício Igor, de Florianópolis, e o grande vencedor receberá como prêmio uma residência artística de três meses na Cité Internationale des Arts, em Paris.
No trabalho, Lucas elabora narrativas poéticas e políticas a partir da observação de objetos cotidianos, principalmente em aquarela sobre papel, bordado e acrílica sobre lona. Alia a pesquisa sobre temática ambiental que parte de uma relação afetiva e familiar, principalmente com sua avó, uma pescadora que nasceu às margens do Rio Araranguá, propondo o debate sobre a questão ambiental a partir do viés da tradição e da memória.
Embora ainda jovem, o artista já passou por mostras importantes como a 30º Mostra de Arte da Juventude no Sesc Ribeirão Preto, em 2021 e o 17º Salão Ubatuba de Artes Visuais de 2021, além de ter recebido o prêmio Perspectiva Futura no 19° Território da Arte de Araraquara em 2022.
O grande vencedor do Prêmio de Arte Contemporânea 2022 da Aliança Francesa será anunciado na abertura da exposição, no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, no dia 30/11 às 19h.
Parabéns Lucas, boa sorte. Sucesso em sua trajetória.