
Alunos da Escola Municipal Pascoal Meller de Criciúma participaram de experiências inovadoras no ensino de matemática durante oficina sobre os sistemas de numeração, na última sexta-feira (04/11), no laboratório de Matemática da Unesc.
A atividade fez parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) – Edição Proesde Criciúma 2022 da Unesc, e teve como objetivo o desenvolvimento do pensamento teórico matemáticos nos estudantes.
Segundo o professor do curso de Matemática Lucas Sid Moneretto Búrigo, a ação possibilitou aos alunos o conhecimento de outras bases numéricas de sistemas de numeração por meio de situações de aprendizagem. “Durante a resolução dessas situações os alunos dialogaram com os professores responsáveis pelo projeto demonstrando compreensão com o que era proposto para eles”, explicou. Participaram desse encontro os professores e acadêmicos bolsistas do Proesde.
Vivercom
O projeto Vivercom edição Proesde Criciúma 2022 tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.
Tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas por meio do ensino e da pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.
As ações de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos ODS quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.