Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Arte e Cultura

Mais de 800 bailarinos encantam o público
durante o Unesc em Dança

Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc

Dança. Um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. E foi dançando que mais de 800 artistas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul encantaram e emocionaram o público que lotou o Teatro Elias Angeloni, em Criciúma, neste fim de semana, durante a 21ª edição do Unesc em Dança. 

Balé, dança de rua, dança contemporânea, dança do ventre, entre tantos outros estilos foram apresentados no decorrer do festival, suspenso por dois anos devido à pandemia da Covid-19. Um dos dançarinos que subiu ao palco foi Bruno Rezende Elias, que saiu de Sombrio ao lado dos colegas da Cia. De Dança Liberty para apresentar a coreografia “Floresta Encantada”, após um ano de preparação. “É a segunda vez que participo do Unesc em Dança e é muito gratificante e emocionante mostrar o nosso trabalho após tanto ensaio”, comenta.

Reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta, destaca a importância do Unesc em Dança:

Uma centena de coreografias

Ao todo, foram cerca de 100 apresentações infanto-juvenil e sênior, distribuídas entre sábado e domingo, todas finalizadas com muitos aplausos.

“Este é o maior evento de dança do Sul do estado e conta com apresentações de inúmeras companhias que representam a sensibilidade que a arte, a cultura e a dança traduzem nas suas diferentes expressões, trazendo para o nosso intenso cotidiano esta capacidade de olhar para o cenário onde estamos. A arte tem esta finalidade de proporcionar a reflexão sobre o que fazemos e como fazemos. Avalio o Unesc em Dança como um patrimônio da nossa cidade e da região”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.

Confira imagens das apresentações na galeria de fotos por meio deste link.

Pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes, fala do Unesc em Dança:

Além das apresentações

Mas o festival não se atém somente às belas apresentações. Ela também contou com oficinas, palestras e  talks, iniciadas na última sexta-feira e sempre com convidados especiais que levaram conhecimento e descontração aos participantes.

“O Unesc em Dança coloca a Universidade como referência na cultura e na arte, desenvolvendo o seu protagonismo ao longo dos anos e figura entre os eventos de relevância no estado e, porque não, em âmbito nacional. Estamos felizes porque a Unesc se coloca mais uma vez como vanguarda em um eixo transversal da formação na educação superior também na área de humanidade, onde a arte e a cultura estão inseridas”, destaca a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão (Propiex), Gisele Coelho Lopes.

Transformação do cenário cultural

Para a coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, percebe-se que o Unesc em Dança transformou o cenário cultural da região ao longo dos anos. “O festival é aguardado pelos bailarinos e coreógrafos porque compreendem que é uma grande oportunidade. A Universidade tem colaborado efetivamente para ampliar a formação cultural das pessoas e consolidar grupos de dança para encontrar mercado de trabalho para os profissionais da área. Este é o papel da nossa Instituição: estar próxima da comunidade, estabelecer trocas e estar aberta, sempre trabalhando com projetos para que possamos, cada vez mais, melhorar os trabalhos culturais, sendo até mesmo exemplo para outras cidades que promovem festivais”, cita.

Quem também enfatiza a importância do evento é a diretora de extensão, cultura e ações comunitárias, Fernanda Sônego. Ela ressalta que a Unesc cumpre a sua missão mais uma vez. “A nossa instituição movimenta a  arte e a cultura não só em Criciúma, mas em toda a região, pois somos uma Universidade Comunitária que valoriza esta área, e estamos felizes em levar a comunidade a ver o que a nossa região faz com a dança. A expressão corporal nos ajuda a ser melhores, a transformarmos o mundo e rejubila a nossa alma. Estamos felizes em proporcionar, além dos espetáculos fabulosos, a oportunidade de formação com oficinas, a integração de pessoas, o reencontro entre amigos e a valorização da dança”, comenta.

Coordenadora do setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, comenta a 21ª edição do evento:

Confira mais imagens das apresentações na galeria de fotos neste link.

O Unesc em Dança é viabilizado pela Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas Giassi Supermercados, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Anjo Tintas, SETEP Construções e Bistek Supermercados. A realização é da Unesc, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal.

 

Diretora de extensão, cultura e ações comunitárias, Fernanda Sônego, também enfatiza a realização do festival:

Foto: Nuvem Fotográfica/Colaboração

“Iniciamos o nosso planejamento em 2019, quando o evento foi contemplado pela Lei Rouanet. Durante estes anos fizemos captações de recursos com empresas da região e também com o BRDE. Por meio deste aporte, conseguimos fazer um planejamento e decisão para entregar o evento para a comunidade. O Unesc em Dança se consolidou, tanto que estamos na 21ª edição, onde tivemos 133 inscrições, a curadoria selecionou 100 coreografias, além de grupos convidados, como a Furb de Blumenau, grupos de Joinville, o grupo de dança da Unesc, que nos deram grande satisfação”, fala o produtor Cultural da Universidade, Maxwell Sandeer Flor.

Produtor Cultural da Universidade, Maxwell Sandeer Flor, também comenta a realização do Unesc em Dança:

Confira mais fotos do Unesc em Dança na galeria abaixo:

Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc e Nuvem Fotográfica

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *