Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Colégio Unesc/Ensino Fundamental e Médio

Alunos do Colégio Unesc expõem trabalhos na Sala Edi Balod

Peças foram desenvolvidas durante Projeto de Extensão “Sala de Aula/Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação”. (Fotos: Marciano Bortolin/Agecom/Unesc)

Oficinas promovidas pelo Projeto de Extensão “Sala de Aula/Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação”, resultaram em trabalhos desenvolvidos pelos estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental e 1º ano do Ensino Médio, do Colégio Unesc, que agora podem ser visitados na Sala Edi Balod, da Unesc.

A exposição teve início na manhã desta quinta-feira (03/11), e segue até o dia 25, das 13h às 18h30min.

Confira também: Alunos do Colégio Unesc têm experiência artística

“Quando começamos um projeto, partimos de uma ideia, e a partir do momento que a executamos e materializamos, nos dá uma grande alegria ver a obra finalizada, Quando as pessoas vão visitar o que produzimos é ainda mais legal. A arte e a cultura transformam a vida das pessoas. Aquilo que os alunos estão produzindo, que traz alegria, muda a vida de muitas pessoas.  Este projeto de Extensão pode auxiliar ainda mais os alunos e pessoas que passam pela sala para admirar os trabalhos”, salienta a diretora de Extensão e Ações Comunitárias, Fernanda Sônego.

Os trabalhos

Os estudantes do 1º ano, sob orientação da professora da disciplina de Artes, Francine Nasário, participaram das Oficinas de Cerâmica, ministradas pela artista Simone Milak. momento em que tiveram contato direto com a argila e a técnica de modelagem “acordelado”, também conhecida como cobrinhas ou rolinho. Após o processo de modelagem e secagem, foi realizada uma queima em fogueira aberta, ao ar livre, tendo como referência técnicas dos povos originários.

“A cultura faz parte de todos os povos do mundo. Nas escolas que passei, eu tive oportunidade de declamar poesias, teatro, dança e trabalhos artísticos. Foram estas experiências que me fizeram pensar que ser professor seria muito bom, ainda mais no campo da Arte e Pedagogia. E agora estou muito feliz em ver o trabalho realizado com estes alunos”, relata a coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita.

Já o 6º ano, acompanhado pelo professor de Artes, Mikael Misiescki, produziu pequenos vídeos animados, a partir das orientações da oficina de Stop Motion, ministrada pela artista e egressa do Curso de Artes Visuais da Unesc, Maria Júlia Nandi Amboni. 

“Este é um trabalho que desenvolvemos desde o ano passado, estreitando a relação entre o Colégio Unesc e a Sala Edi Balod. Passamos a ir para a escola e para a sala, realizando uma grande troca oportunizada por este projeto de Extensão”, conta a coordenadora do curso de Artes Visuais da Unesc e da Sala Edi Balod, Daniele Zaccarão.

O que é o projeto

O projeto de Extensão “Sala de Aula/Sala de Exposição: Arte Contemporânea como Espaço de Formação”, propõe a realização de ações que integrem os espaços da sala de aula e sala de exposição, explorando o caráter interdisciplinar da arte contemporânea como espaço de formação para professores e alunos.

A iniciativa é realizada por meio da parceria entre a Sala Edi Balod – Espaço de Exposição e Laboratório de Artes Visuais e o Colégio Unesc, tendo como público-alvo professores e alunos das turmas do 5º, 6º e 9º anos do Ensino Fundamental e 1º série do Ensino Médio.

A proposta de integração entre sala de aula e sala de exposições se dá por uma série de atividades programadas para acontecerem alternadamente nos dois espaços, tais como rodas de conversa, visitas a exposições, encontro com artistas e curadores, oficinas de criação e a realização de uma exposição coletiva.

O projeto não pretende apenas potencializar a atuação da Sala Edi Balod como um espaço de educação, mas também de ativar a escola como um espaço de arte, colaborando com a formação de alunos e professores mais sensíveis, criativos, colaborativos, autônomos, críticos; cidadãos com capacidade de ler o mundo sob uma ótica transformadora.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *