O município de Cocal do Sul ganhou, na última semana, uma grande ajuda no que diz respeito à atenção aos pacientes em cuidados paliativos. O Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSCol) da Unesc levou à Secretaria de Saúde da cidade uma oficina de qualificação de cuidadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS). O primeiro encontro de uma séria de seis ações, foi realizado na última quinta-feira (27/11).
A responsável pela qualificação é a enfermeira Emanuele Ceccato, c
oordenadora da Atenção Básica do município de Cocal do Sul e mestranda do Programa. De acordo com Emanuele, trata-se da construção de um produto inovador que consiste em uma oficina com a finalidade de capacitar cuidadores e demais profissionais de saúde na atenção à saúde de pacientes em Cuidados paliativos. “Esse é o resultado da minha dissertação de mestrado, que tem o objetivo de contribuir para a formação de profissionais da APS e cuidadores ou familiares de pacientes em cuidados paliativos em Cocal do Sul”, explica.
De acordo com a mestranda, a qualificação deste público contribuirá para a melhor qualidade de vida dos pacientes e familiares, levando também segurança aos profissionais da Rede para lidar com o processo de finitude, visto que ainda não há formação específica para este fim no município.
A orientação do projeto é de responsabilidade da professora doutora Vanessa Iribarrem Miranda, do Programa de Pós-graduação e Saúde Coletiva da Unesc.