Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

SCT: Soluções empreendedoras são apresentadas na 9ª Feira de Inovação da Unesc 

A plataforma Hipp foi a vencedora da competição realizada na noite desta sexta-feira, na Universidade(Fotos: Décio Batista/Agecom/Unesc)

Um ambiente de divulgação, soluções inovadoras por meio de produtos, serviços e modelos de negócios e foco na resolução de problemas reais. Esse foi o cenário da noite desta sexta-feira (28/10), durante a 9ª edição da Feira de Inovação da Unesc, organizada pela Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc e que marcou o encerramento da programação da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia da Instituição. O evento, que ocorreu no Auditório Ruy Hulse, foi transmitido pelo canal da Unesc TV no YouTube.

 

Entre as excelentes ideias apresentadas a grande vencedora foi a plataforma Hipp – voltada à gestão de saúde que integra, facilita e antecipa filas. Os componentes do grupo levaram para casa, além de certificados, uma Alexa, um SmartWatch e um fone de ouvido sem fio cada um. Eles ainda terão 50% de desconto para fazerem parte da Incubadora de Ideias e Negócios da Unesc.

 

Conforme a representante da equipe, Júlia Teixeira Daminelli, iniciativas como esta são valiosas para o grupo. “Esse campeonato é muito importante para a gente que empreende, que está tentando fazer as ideias saírem do papel e transformar o mundo por meio do empreendedorismo. Acredito que estar neste espaço é uma forma de vencer o nervosismo e de se desafiar. Isso serve tanto para o nosso crescimento pessoal quanto para o desenvolvimento e maturidade da própria empresa”, comentou.

 

Segundo ela, a plataforma consegue fazer critérios de classificação do paciente, conforme o grau de risco de cada um. “Conseguimos classificar conforme critério de gravidade de cada paciente e inserir na fila de espera. Assim, conseguimos acompanhar e cuidar dos pacientes enquanto eles esperam na fila também, tudo de forma transparente. Ali estarão exames, históricos de pacientes, entre outros, e assim conseguimos antecipar filas e salvar vidas”, explicou. Júlia destacou que já existem municípios mapeados e interessados na ideia, como Criciúma, Maracajá e Orleans.

A ideia vem sendo trabalhada pela equipe formada por, Bruna Matos Estevam; Nicole Pereira Duminelli; Eduardo Pereira Pini; Rodrigo Santos Raccuia Ferreira; e João Vitor. 

Ainda fizeram parte dos grupos participantes as equipes DottCoin; GreenVoucher; E-Licencie; Joby; Prov; Análise de Público Através da Visão Computacional; DZNVOLVI; e Falta de espaço para convivência entre acadêmicos.

 

SCT fechada em grande estilo


O resultado de todo o envolvimento da comunidade acadêmica e da sociedade ao longo de toda a semana no evento que se configura a maior ação acadêmica institucional, para a reitora Luciane Bisognin Ceretta, é motivo de muito orgulho. “Foram cinco dias de intensas atividades e de uma programação que começou a ser pensada há um ano pela comissão organizadora. Hoje, fechamos muito bem este grande evento institucional que reuniu atividades da iniciação científica, da extensão, da arte e da cultura, e dos tantos programas desta grande Universidade”, comentou a reitora. 

Ela enfatizou que esse é um momento de agradecimento a todos os envolvidos que desenvolveram um incrível trabalho. “O evento foi um sucesso tanto de público quanto de resultados e projeção institucional. Gratidão a todos e muito obrigada”, destacou.

Um projeto como este, para a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão da Unesc, Gisele Coelho Lopes, é transformador. Segundo ela, esse é o maior projeto interdisciplinar da Instituição, que congrega todas as áreas do conhecimento e todos os projetos institucionais, num mesmo evento, com troca de conhecimento e com interação com a comunidade. “Aqui existe colaboração de algo, de construção coletiva e é um projeto que nos transforma de dentro para fora. Encerramos com o dever cumprido. A tecnologia mostrou sua relevância na pandemia e o pós-pandemia não é diferente. Sabemos o quão importante é a ciência e a tecnologia para a transformação da sociedade”, finalizou Gisele. 

 

Ideias inovadoras

A Feira de Inovação da Unesc contou com a apresentação de nove pitches, exposições de ideias resumidas em três minutos, com propostas para os mais variados segmentos e de grande importância para a sociedade com foco nos problemas reais.

Dentre as ideias apresentadas pelas equipes compostas por acadêmicos, empreendedores e público em geral, estiveram soluções para gestão em saúde e ambiental, para eventos e estabelecimentos comerciais, para a economia, para o vestuário, entre outras temáticas.

Após a apresentação dos pitches, que são exibições verbais concisas sobre as propostas apresentadas, os avaliadores tiveram cinco minutos para questionamentos, comentários e sugestões em torno das ideias.

Um momento de muita conexão, de troca de ideias sobre empreendedorismo, de novas possibilidades, de network, de possibilidades e de muita criatividade, como pontuou a gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, Elenice Padoin Juliani Engel. “O fato de estarem aqui conosco na feira é excelente porque conseguimos conhecer as ideias e, assim, socializar cada vez mais o nosso trabalho frente ao Unesc Connect. Esse hub de inovação que tem a função de trabalhar com a região, fazendo conexões, é o que precisamos. Isso é um aprendizado que transforma”, descreveu Elenice.

 

Time de jurados

A avaliação das apresentações ficou por conta de um time de jurados com experiência no universo da inovação e no mercado de trabalho. Formaram este time Daiane Nazario, Thiago Francisco, Tatiane Albino, e Girlene Castro. Os jurados avaliaram critérios estabelecidos para os pitches como originalidade, relevância do potencial de inovação apresentado e o potencial de aplicabilidade da solução.

Homenagens

Ainda no período da tarde desta sexta-feira (28/10) a reitoria preparou um evento especial para agradecer e homenagear a todos os envolvidos nos cinco dias de evento que foram intensos, com muita produção de conteúdo, com trabalhos voltados à ciência, tecnologia, inovação e com um grande e valoroso foco: a disseminação do conhecimento. 

Ao todo, foram 120 atividades e cerca de 440 trabalhos apresentados e a participação de mais de duas mil pessoas durante as diversas atividades que ocorreram pelo Campus. Para marcar este grande feito, os cerca de 70 envolvidos na organização, foram agraciados com muitas homenagens, flores, e agradecimento por toda a dedicação ao longo do evento que teve início na segunda-feira (24/10). 

 

Evento

O evento contou com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. 

Neste ano a Semana teve como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *