A Editora Unesc lançou, em evento na tarde de quinta-feira (27/10) no Auditório Prof. Edson Carlos Rodrigues, quatro novos livros publicados e apoiados pelo selo. A solenidade contou com a presença dos autores, além do editor-chefe da Editora Unesc, Dimas de Oliveira Estevam, e do coordenador da 13ª Semana de Ciência e Tecnologia, Rodrigo Machado.
Entre os lançamentos esteve a obra “A Avaliação do Processo de Ensino e Aprendizagem nas Diversas Áreas do Conhecimento: Avanços, Desafios e Possibilidades”, organizada pelo doutor em Filosofia Jeferson Luís de Azeredo e pela doutora em Educação Robinalva Ferreira. O livro compila diversos textos pertinentes à educação e ao ensino em suas diferentes formas, passando pelas ciências da natureza, humanas e ensino religioso.
Organizado pela doutora em Psicopedagogia Janine Moreira, o livro “Vamos Falar de Velhice?”, também lançado na oportunidade, é um compilado de ensaios de autores da região que lidam com o tema da velhice de um ponto de vista filosófico e psicológico.
Outra obra lançada, intitulada
“Dignidade Adulterada”, é a segunda obra de ficção da autora Maria Regina Chagas de Souza Vieira. Descrito como um livro de contos de ficção baseado em fatos reais, o material no qual a autora lida com temas relacionados ao racismo, misoginia e sua própria história de vida da autora, que é imortal da Academia Sul Catarinense de Letras e Artes.
Ainda entre os lançamentos, “Ao Longo dos Tempos”, do professor Edevaldo Serafim Martins, é o livro de estreia do autor e conta com poemas lidando com a passagem do tempo, da infância à velhice, e os problemas e indagações referentes à cada fase da vida.
Os livros podem ser adquiridos online, pelo site da Editora Unesc, ou diretamente na Livraria Universitária da Unesc, localizada no bloco XXI-C do Campus Criciúma.
A Semana de Ciência e Tecnologia
A SCT, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.
O evento conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix.
Neste ano a Semana tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.