Não é segredo para quase ninguém que o tabagismo é considerado uma das principais causas de morte de doenças evitáveis no mundo. Porém, estudos mostram que a população fumante segue crescendo com o passar dos anos, o que torna o assunto um caso de saúde pública.
Devido à relevância do debate, o tema foi levado à 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (STC), da Unesc, que iniciou nesta segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10).
Quem abordou o tema foi a farmacêutica generalista e residente em Saúde Mental, Atenção e Reabilitação Psicossocial da Unesc, Julia Vasconcelos de Sá Alves. “Tratamos deste tema porque percebemos o crescimento desta população tabagista e, principalmente, com a vinda dos cigarros eletrônicos, do narguile, que os jovens usam bastante, acreditando que não causam problemas de saúde, mas que, pelo contrário, geram vício”, cita.
Durante a explanação, Julia lembrou que cada cigarro possui mais de 4,7 mil substâncias tóxicas, falou da diferença do fumante ativo e do passivo, entre tantos outros temas. “Isso gera uma série de problemas de saúde no fumante e também custos elevados para a saúde pública, pois o cigarro causa diversos cânceres e outras doenças como tuberculose”, diz.
Programa de Controle do Tabagismo
A farmacêutica também enfatizou a existência do Programa de Controle do Tabagismo. “Fiz o meu Trabalho de Conclusão da Residência (TCR), onde avaliei as consultas em Criciúma e tivemos uma evasão de mais de 50% das pessoas que não concluíram o programa, ou seja, não pararam de fumar, e isso se dá a diversos fatores. A vontade de parar de fumar tem que partir da pessoa. Não adianta a família pressionar, porque é algo muito difícil”, finaliza.
A Semana de Ciência e Tecnologia
O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.
Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.
A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.