Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Ensino

Minicurso aborda Direito dos Animais na SCT

A tarde do terceiro dia de Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Unesc foi de aprendizado sobre um assunto diferente na área jurídica: o Direito dos Animais. Sob comando da professora Débora Ferrazzo, o workshop sobre a temática reuniu estudantes de diferentes áreas do conhecimento e contou até com a participação especial de um dos mascotes da casa da ministrante.

Abordar a temática, seja para acadêmicos do curso de Direito interessados do ponto de vista profissional ou para os outros participantes que se instigaram com a temática, conforme Débora, significa tocar em pontos delicados socialmente. “Dentro desse assunto precisamos falar sobre a ‘reificação’, que significa algo como ‘coisificar’, representar algo como mercadoria, como o modo de produção capitalista nos sugere e engloba também os animais. Porém, se não pararmos para pensar sobre isso, tudo vai se tornando naturalizado, mesmo não sendo o natural”, explicou.

A discussão e a pesquisa sobre os direitos básicos da natureza e dos animais, de acordo com a ministrante, são fundamentais no entendimento “do tamanho do desafio que vem pela frente e o que significa reconhecer e concretizar esses direitos”. “Mesmo quando abordada do ponto de vista egoísta, ou seja, sob o pensamento de que não poderemos, enquanto seres humanos, viver sem a natureza, é uma pauta cada vez mais urgente. Podemos assumir essa bandeira em função de que todo sujeito de vida tem direito a existir, a produzir e reproduzir a sua vida”, acrescentou.

Débora é pesquisadora no Grupo de Pesquisas em Pensamento Jurídico Crítico Latino-americano, na Unesc, e no Instituto de Pesquisa, Direitos e Movimentos Sociais (IPDMS).

 

Semana de Ciência e Tecnologia

A Semana de Ciência e Tecnologia, maior evento acadêmico institucional da Unesc, segue até sexta-feira (28/10). A 13ª edição do evento conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros. Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia, maior evento acadêmico institucional da Unesc, iniciou nesta segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), e conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. O evento tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *