Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Aditt

Final do Inova Júnior marca dia intenso na Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc

Equipes formadas por estudantes do Ensino Médio de escolas da região apresentaram soluções inovadoras desenvolvidas ao longo do projeto (Fotos: Mayara Cardoso)

Soluções inovadoras com foco em Cidades Inteligentes foi o foco das dez ideias apresentadas na noite desta quarta-feira (26/10) na final do projeto Inova Júnior, ação da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt) da Unesc. O desafio de inovação instigou equipes formadas por alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas da região se propusessem a desenvolver ideias inovadoras para problemas da sociedade. Após a apresentação dos pitches, as explicações rápidas sobre as propostas de novos negócios, foram conhecidos os três grupos vencedores da edição. A final do Inova Júnior integrou o terceiro dia de atividades da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) da Universidade.

As equipes vencedoras diante de robustas propostas que envolveram soluções de saúde, meio ambiente, segurança, mobilidades e tantas outras temáticas, foram os times Solucionáveis e Young Creators, em primeiro e segundo lugar respectivamente, ambas da escola Sagrada Família, de Forquilhinha, e TechnoPower, da Escola S, de Criciúma.

As demais equipes participantes que também apresentaram suas propostas foram Coffeetech, On Cloud, Firefly, Kaizen, Aster, Insight Green e SkyLab, conforme o assessor de Inovação da Aditt, Christian Engelmann, também devem levar as ideias adiante, pois todas têm potencial de continuidade. “Tivemos excelentes propostas trabalhadas ao longo do projeto e apresentadas hoje. Todas podem ser aprimoradas, assim como todas as ideias de negócios, e levadas adiante. Mas o principal de todo esse movimento é o aprendizado que é para a vida”, destacou.

Para o diretor executivo da Junior Achievement, organização internacional apoiadora do projeto, Evandro Carlos Badin, esta é uma excelente oportunidade de colocar os jovens como protagonistas e fazê-los perceberem o papel que podem desempenhar para a transformação da sociedade. “Neste sentido o trabalho da Unesc tem sido exemplar, oportunizando aprendizado e crescimento ímpar para estes jovens ainda no ensino médio. Trazer a inovação, sobretudo nessa temática de Cidades Inteligentes, é extrapolar o que eles vivem na escola com um conhecimento para a vida”, acrescentou.

Em 2022 o Inova Júnior teve como tema central “Uma nova forma de desafiar-se em tempos de mudança”.

 

Vencedores animados para o futuro na inovação

Preparados e empoderados para apresentar robustas propostas de negócios, os estudantes vencedores do Inova Júnior celebraram a conquista e já vislumbram novas oportunidades no universo das startups.

Marco Savi Casagrande, de 17 anos, foi quem apresentou o case da equipe vencedora. Ele, que participou pela segunda vez do projeto, juntou na bagagem a primeira experiência e ganhou ainda mais confiança para garantir o primeiro lugar nesta edição. “Essa oportunidade nos qualificou demais e estamos muito gratos pelo resultado”, destacou o adolescente, que pretende seguir carreira na área da computação científica e na inovação.

Já a responsável pelo pitch da equipe que figurou em segundo lugar, Natália Scopel, de apenas 15 anos, é estreante na competição. Para ela, mesmo com o grupo confiante e preparado, foi uma surpresa muito positiva poder levar o troféu para casa. “Recebemos o desafio do nosso professor de matemática, que já tinha participado no último ano ao lado de uma equipe. Pensamos em encarar essa ideia em nome do aprendizado em lidar com um compromisso como esse, com os prazos e a pressão de apresentar um pitch. Além de termos realmente aprendido tudo isso, conquistamos o segundo lugar e pretendemos voltar no ano que vem ainda mais preparados”, pontuou.

Todos os membros da equipe vencedora garantiram, além dos troféus, Iphones 12 Apple e bolsas para a graduação. Os segundos colocados levarão para casa os troféus, uma Alexa cada, além das bolsas de graduação e, finalizando as premiações, a equipe que figurou em terceiro lugar ganhou um fone de ouvido JBL para cada integrante, além dos troféus e bolsas para graduação, conforme o regulamento da competição.

 

Confira a Galeria de Fotos da final:

Pitches Inova Júnior 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *