Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Experiência em Unidade Básica de Saúde é relatada durante apresentação oral na Semana de Ciência e Tecnologia

coautora do projeto, Bruna Martins Mendes, destacou o SUS como um campo de formação em saúde, permitindo o aprendizado a partir da relação teórico-prática com experiências diversas. (Foto: Reprodução)

As dificuldades, as dúvidas e, principalmente, o aprendizado adquirido pelos estudantes da área da saúde durante o período de estágio pautaram o “Relato de experiência: atuação multiprofissional de residentes em uma unidade básica de saúde com gestão de uma universidade comunitária”, apresentado na tarde desta quarta-feira (26/10), durante a Semana de Ciência e Tecnologia (SCT), da Unesc.

Na oportunidade, a coautora do projeto, Bruna Martins Mendes, destacou o SUS como um campo de formação em saúde, permitindo o aprendizado a partir da relação teórico-prática com experiências diversas. “Muitos serviços de saúde são gerenciados por universidades, no entanto, isso é pouco visto em Unidades Básicas de Saúde. E este é o grande diferencial do nosso trabalho”, explica, ao complementar: “A Unesc contratou uma equipe formada por médicos, enfermeiros, auxiliares administrativos, técnicos em enfermagem, higienizadores, vigilantes e gerentes. Ampliou horários da sala de vacina, colocou uma central telefônica, implementou as salas de odontologia e psicologia. Alguns meses depois dessa mudança no gerenciamento, a comunidade vem sentindo a diferença e nos dando uma devolutiva muito interessante”, explana.

Ainda de acordo com Bruna, a experiência ofereceu aos acadêmicos a oportunidade de atuar em diversos campos da saúde, de discutir em conjunto, realizar atendimentos compartilhados e participar de capacitações disponibilizadas tanto pela prefeitura, quanto pela universidade. “Fazer parte de uma equipe multiprofissional permite implementar atributos essenciais à atenção primária, fortalecendo o acesso e a integralidade, buscando um atendimento cada vez melhor”, ressalta, ao complementar: “além disso, todas as pessoas envolvidas se beneficiam, experimentando a expertise da universidade, aliada ao funcionamento de uma Unidade Básica”, conta.

A Semana de Ciência e Tecnologia 

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia, maior evento acadêmico institucional da Unesc, iniciou nesta segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), e conta com patrocínio do CREA e apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; Biozenthi e Portal Mix. O evento tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

Texto: Samira Pereira/Alfa Comunicação 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *