Para uma melhor experiência neste site, utilize um navegador mais moderno. Clique nas opções abaixo para ir à página de download
Indicamos essas 4 opções:

Ok, estou ciente e quero continuar usando um navegador inferior.
Geral

Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária apresentam pesquisas em andamento na Semana de Ciência e Tecnologia

Sete trabalhos foram apresentados em forma de Comunicação Oral pelos alunos e avaliados por professores convidados. (Fotos: Reprodução)

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Ciência da Computação e Engenharia Ambiental e Sanitária, também contribuíram com o sucesso da 13ª Edição da Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc. Na noite desta terça-feira(25/10), via google-meet, os cursos, através dos seus acadêmicos, apresentaram suas pesquisas que estão em andamento. 

A acadêmica Tainara Calabrez, representando os integrantes do grupo de pesquisa que envolve o Observatório Social do Brasil – Içara, o curso de Arquitetura e Urbanismo, a Unesc e a Secretaria Municipal de Educação, apresentou os dados da pesquisa “Novo Observatório e a atenção às condições de acessibilidade arquitetônica nas escolas municipais”.

No início da fala ela destacou que o projeto de extensão “Novo Observatório” tem como objetivo propor e desenvolver subsídios de tecnologia assistiva com ênfase na acessibilidade espacial de espaços internos e externos nas escolas públicas municipais de nível fundamental de Içara/SC.  “A minha apresentação consiste  numa contextualização do que nós fazemos e depois alguns resultados já atingidos. A escola tem um papel fundamental na formação das pessoas, e as crianças, quando elas têm esse contato com a sociedade, é o principal ambiente depois da própria casa. É onde ocorre o processo de ensino e aprendizagem com estímulos para o seu desenvolvimento físico, cognitivo, afetivo e social”, pontuou.

Das nove escolas mapeadas para o levantamento de dados, seis já foram avaliadas, sendo os que os resultados destacaram a dificuldade de acesso da rua à edificação, sanitários inacessíveis e ainda, a impossibilidade de acesso autônomo aos ambientes de estar da escola. Essas situações, segundo o relatório, colaboram para a exclusão e infrequência desse perfil de aluno no espaço escolar, dado o constrangimento provocado. Após elencar os pontos críticos, é confeccionado um relatório que é entregue à direção das escolas avaliadas. 

Os professores e avaliadores, Jordana Mariot  Inocente e Marcel Inocêncio, consideraram muito interessante e importante para os alunos com necessidades especiais. Ambos fizeram alguns questionamentos que foram prontamente respondidos pela aluna pesquisadora.

O grupo de pesquisa do curso de Arquitetura e Urbanismo é composto, além da oradora, dos seguintes acadêmicos: Angelo Eyng Savi; Emily Sternberg Meller; María Eduarda Spier Anzolin; Gláucía Regina Marchesan; Elaine Guglielmi Pavei Antunes; Rubia Carminatti Peterson e Sara Medeiros dos Santos Pizzatto. A supervisão é da professora Aline Eyng Savi. 

A Semana de Ciência e Tecnologia

O maior evento acadêmico institucional da Unesc, a 13ª edição da Semana de Ciência e Tecnologia (SCT) iniciou na segunda-feira (24/10) e segue até sexta-feira (28/10), conta com mais de 120 atividades como palestras, minicursos, oficinas, apresentações de trabalhos, entre outros.

Em 2022, a SCT, que ainda terá a apresentação de cerca de 440 trabalhos, é realizada de forma presencial e online com ações no campus sede da Unesc, em Criciúma, e na unidade de Araranguá. A programação completa, as inscrições, além de outras informações podem ser conferidas no link: http://sct2022.unesc.net/.

A Semana de Ciência e Tecnologia da Unesc tem o patrocínio do CREA e o apoio do Ministério de Ciências, Tecnologia e Inovação; do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico; CNPq; Capes; Fapesc; e  Biozenthi e tem como temática “Bicentenário da Independência: 200 anos de ciência, tecnologia e inovação no Brasil”, proposto pela Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *