
Geralmente, quem chega a uma unidade de saúde busca atendimento para solucionar um problema de saúde. Porém, em dois bairros de Araranguá, a população foi surpreendida com um serviço a mais. Ao entrar nas Estratégias de Saúde da Família (ESF’s) dos bairros Divinéia e Polícia Rodoviária, eles são surpreendidos por bolsistas da Unesc que lhes repassam informações sobre câncer de mama, de pele, de próstata, de colo de útero, entre outros.
A ação faz parte do projeto de extensão Vivências e Experiências na Comunidade (Vivercom) – Edição Proesde Araranguá 2022 da Unesc. “Optamos por levar à unidade de saúde porque é um espaço em que as pessoas já estão. É sempre muito importante falar da prevenção, do que são as doenças, com informações para que eles levem para casa, para outras pessoas. A aceitação é muito boa, inclusive temos muitas pessoas que ouvem e depois falam conosco para tirar dúvidas. Além disso, como já estão na unidade, podem até mesmo dar encaminhamento e agendar uma consulta”, comenta a acadêmica do curso de Psicologia, Maria Eduarda de Souza.
A professora Karina Cardoso Gulbis, que acompanha a atividade, destaca que as ações que ela chama de “extra muro”, como a extensão, por meio do Proesde, aproximam ainda mais a Unesc e os acadêmicos da comunidade. “Fizemos parceria tanto com a equipe, quanto com a população de forma geral, que recebeu informações sobre temas que nos solicitaram. Isso tudo mostra a importância da participação da Universidade nas comunidades e o quanto é importante para as pessoas terem conhecimento de uma forma próxima delas e de fácil entendimento. Já para os alunos é importante, porque eles colocam a teoria na prática”, pontuou.
Vivercom
O projeto Vivercom edição Proesde Araranguá 2022 tem o intuito de contribuir com o desenvolvimento regional, buscando a garantia da interdisciplinaridade, da interação entre a Universidade e a sociedade, da qualidade e do impacto das ações de extensão, reforçando a missão da Universidade diante da realidade social.
Tem por finalidade desenvolver atividades de extensão universitária, estimulando o desenvolvimento regional, nos seus diferentes aspectos, com inclusão social, por meio de ações que contribuam para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030.
Por meio de intervenções de extensão, os acadêmicos bolsistas do Proesde ampliam suas competências já desenvolvidas por meio do ensino e da pesquisa, aproximando-se da realidade social e cultural de nosso estado e, consequentemente, do país.
As ações de intervenção do projeto estão conectadas às três dimensões dos ODS quais sejam: social, ambiental e econômica e atingirão três espécies de público: infantil, juvenil e adulto.