“Cantar e encantar”. Pode parecer clichê, mas não há expressão melhor para descrever o que o Coral Unesc faz há 30 anos. Instituído em 1992, o grupo leva o talento dos componentes para além do campus. A beleza das melodias ultrapassa os muros da Instituição e chega às mais diversas cidades da Amrec, Amesc e Amurel, além de participações em festivais em Gramado, Tubarão, Joinville, entre outros.
“A Unesc apoia a arte e a cultura por entender que são essenciais à formação integral do indivíduo. O desenvolvimento da região passa também pela parte social, pela arte e pela cultura e a nossa Universidade tem um grande papel na promoção e valorização deste segmento com inúmeros projetos, sendo o Coral um deles, que por onde passa é aplaudido de pé e muito nos orgulha”, enfatiza a reitora da Unesc, Luciane Bisognin Ceretta.
Não somente os acadêmicos compõem o coral, mas também professores e pessoas da comunidade que também emprestam as suas vozes à interpretação de canções escolhidas “a dedo”.
A coordenadora do Setor Arte e Cultura, Amalhene Baesso Reddig, a Lenita, tem orgulho em dizer que presenciou a primeira apresentação do Coral Unesc, há três décadas. “Acompanho desde o seu início. O que garante o sucesso dele é todo o apoio na política cultural que a Universidade possui em manter maestro, estudantes com bolsas de estudo, participando e cantando”, relata.Un
Data celebrada
Uma data tão representativa não pode passar em branco. Por isso, será realizado o Festival Coral Unesc 30 anos, que ocorre no próximo domingo (23/10), a partir das 17h no Nações Shopping, em Criciúma.
Neste dia, subirão ao palco: o coral Pequenos Peregrinos, do distrito de Caravaggio, de Nova Veneza; a Associação Coral, de Içara, além, é claro, do Coral Unesc, que apresentarão músicas como “Pro Dia Nascer Feliz”, clássico de Barão vermelho, eternizada na voz de Cazuza; Tempos Modernos, um dos sucessos de Lulu Santos; La Belle de Jour/Anunciação, duas das músicas mais conhecidas de Alceu Valença, entre tantas outras canções que prometem encantar o público.
“Sinto-me muito feliz profissionalmente em fazer parte deste momento. Agradeço a todos os componentes que fizeram parte do coral, principalmente nos últimos dez anos, período em que estou à frente. Cada um contribuiu de alguma forma para que o projeto se sustentasse até hoje, cantando no mais alto nível”, destaca o maestro, Joel de Oliveira.
Após a realização desta primeira edição, a intenção é promover o festival anualmente.
Programação do Festival Coral Unesc 30 anos:
Coral Pequenos Peregrinos
Repertório:
1. Meu erro
2. Ouvi dizer
3.Canção da meia noite
4. Tempos Modernos
Associação coral de Içara
Repertório:
1- Caçador de mim
2- Vento negro
3- Não deixe o samba morrer
4- La Belle de jour/Anunciação
Coral Unesc
Repertório:
1 – Pro Dia Nascer Feliz
2 – Can’t Help Falling Love
3 – Berimbau
4 – O Ciclo sem Fim