Em evento na noite desta terça-feira (18/10), o Setor de Arte e Cultura da Unesc inaugurou oficialmente a exposição “Vida, Encantos e Cores”, da fotógrafa gaúcha e observadora de aves Isabel Coradi Gomes, que contou com a presença da artista e convidados.
A exposição, que ocorre no Espaço Cultural Unesc “Toque de Arte” e estará disponível para visitação até o dia 23 de dezembro, conta com fotografias das mais diversas espécies de aves que habitam o Sul catarinense, especialmente na região turística Encantos do Sul. A iniciativa, que ocorre por meio da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias e do Setor de Arte e Cultura da Universidade, tem como responsável pela curadoria o profissional Paulo Renato Leites, coordenador de projetos do Instituto Alouatta.
Isabel não escondeu a satisfação em expor suas obras em um espaço acadêmico e espera que as fotografias despertem nas pessoas um maior interesse pela preservação do meio ambiente e a observação de pássaros. “É uma atividade que vem ganhando cada vez mais adeptos. A exposição mostra para as pessoas a diversidade de aves que existe na região”, afirma a artista, que destaca a importância da atividade para o turismo sustentável. “Pessoas vindas de outros lugares do Brasil já visitaram cidades da região para fotografar pássaros e isso também fomenta a economia”, completa.
Na cerimônia de abertura, a coordenadora do Setor Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig, destacou a sensibilidade das obras da fotógrafa. “Esta exposição ficará disponível para visitação por mais de dois meses. É uma alegria para a Universidade receber os artistas e acolhê-los na perspectiva cultural e também nos seus fazeres espirituais.”, afirmou Amalhene. “Esse tipo de trabalho tem a ver com alma, e quando entendemos isso, entendemos que há muitos tipos de conhecimento no mundo e que todos são importantes e muito necessários”, completou.
A pró-reitora de Ensino da Unesc, Graziela Amboni, destacou o trabalho do Setor Arte e Cultura da Universidade. “O trabalho do Setor nos motiva a continuar lutando pela arte e ver o quanto ela é libertadora. Precisamos ter isso muito forte dentro da nossa Instituição comunitária que visa sempre melhorar a qualidade de vida e o modo de pensar das pessoas.”, afirmou a professora.
A abertura ainda contou com uma apresentação do Coral Unesc, em mais um evento de comemoração dos 30 anos do grupo.
A artista
Isabel Coradi Gomes nasceu em 1969 na cidade de Osório-RS e atualmente reside em Criciúma. Observadora de aves e fotógrafa, ela também é sócia fundadora do OBA – Clube de Observadores de Aves/SC, organização que busca incentivar e fomentar a prática da observação de aves no estado de Santa Catarina.