Professores e acadêmicos do curso de Fisioterapia da Unesc e comunidade em geral participam da 24ª Jornada Acadêmica, no Auditório Ruy Hulse, na Universidade. O encontro, que iniciou na manhã desta segunda-feira (17/10), aborda importantes debates com muita troca de conhecimento e aprendizado com convidados especiais.
Durante a abertura do evento, a reitora Luciane Bisognin Ceretta, fez questão de frisar a importância do profissional e da Universidade na construção de um trabalho de excelência. “Temos muito orgulho do curso de Fisioterapia e da formação que promovemos. Vocês escolheram uma profissão incrível e no melhor curso de Fisioterapia. Nos empenhamos muito para oportunizar as melhores experiências a todos vocês. Primamos para que a matriz curricular seja a mais adequada possível ao perfil de egressos que buscamos, sempre respeitando as diretrizes curriculares nacionais e buscando incluir novas oportunidades com a experiência no aprendizado de vocês”, disse.
Segundo ela, essa é uma grande oportunidade de dialogar uns com os outros e de conhecer as dimensões de outras turmas e de fisioterapeutas que estão no cenário do trabalho. “Momentos como este tem especial valor em uma Universidade como a nossa. Hoje não conseguimos identificar o restabelecimento das pessoas sem esse profissional, tanto na promoção da saúde quanto na recuperação. Contem sempre com nosso apoio e tenham uma excelente Jornada”, sublinhou a reitora.
A coordenadora do curso, Ariete Inês Minetto, destacou que a Jornada foi pensada com muito carinho pela comissão organizadora e com temas inovadores e com a participação de muitos egressos que compartilham as suas experiencias. “São vários profissionais que são referência na nossa região e que estão fazendo da atividade profissional a ciência da comprovação científica e com potencial muito grande de empreendedorismo nos tempos de hoje”, salientou Ariete.
Entre os temas propostos na Jornada que encerra nesta terça-feira (18/10) estão: “Realidade virtual nos cuidados paliativos oncológicos: abordagem fisioterapêutica”; “Da UTI ao ambulatório”; Dia a dia do fisioterapeuta no futebol profissional”; “Ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação para fisioterapeutas em Unidade de Terapia Intensiva”; Empreendedorismo e a fisioterapia pélvico-obstétrica: atuação nos períodos pré-parto e puerpério”; Reabilitação fisioterapêutica nas disfunções vestibulares e do equilíbrio”; Mobilização precoce em pacientes críticos”; e “Relato de experiências: atuação em cirurgias plásticas e o encontro das especialidades”.
Abertura
A egressa da Unesc, Amabile Cristina, foi quem abriu o roteiro de palestras da Jornada de Fisioterapia. Ela abordou sobre a realidade virtual nos cuidados paliativos oncológicos: abordagem fisioterapêutica. Durante o encontro, Amabile contou aos participantes, por meio de fotos e relatos, a experiência de vida profissional no ambiente hospitalar oncológico e de terapia intensiva, além dos cuidados paliativos, a reabilitação funcional motora, respiratória, pré e pós-operatória dentre outras, e de emergências e urgências. “Prezamos pelo humanismo, ciência e afeto”, descreveu.
A egressa da Unesc, Beatriz Naspolini também proferiu palestra nesta segunda-feira com o tema “Da UTI ao ambulatório”. A profissional atua em Home Care, atendendo crianças com distúrbios respiratórios, neurológicos, com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor e follow up.
Programação:
Segunda-feira (17/10)
19h30 – Palestrante Alessandro Haupenthal com o tema “Dia a dia do fisioterapeuta no futebol profissional”;
20h30 – Pâmela Bittencourt com o tema “Ultrassonografia cinesiológica como ferramenta de avaliação para fisioterapeutas em Unidade de Terapia Intensiva”.
Terça-feira (18/10)
9h – Gabriela Dias com o tema “Empreendedorismo e a fisioterapia pélvico-obstétrica: atuação nos períodos pré-parto e puerpério”;
10h – Michel da Rosa Maggi com o tema “Reabilitação fisioterapêutica nas disfunções vestibulares e do equilíbrio”; Mobilização precoce em pacientes críticos”;
19h30 – Priscila Soares de Souza com o tema “Mobilização precoce em pacientes críticos”;
20h30 – Karina Ferreira com o tema “Relato de experiências: atuação em cirurgias plásticas e o encontro das especialidades”.