Emoção, trabalho em equipe, determinação, empatia, respeito e união. Esses foram alguns dos sentimentos expostos pelos alunos que participaram da abertura oficial da 4ª edição dos Jogos Escolares do Colégio Unesc (Jecoun), nesta sexta-feira (7/10) no Ginásio José Antonio Carrilho, na Universidade. Muitos deles com balões e rostos pintados e animados. Até o mascote de um dinossauro estava entre os competidores, o que fez a alegria dos participantes. Durante a solenidade, além do acendimento da pira olímpica houve ainda o juramento dos atletas.
O evento, que conta com sete modalidades esportivas, busca promover, por meio do ensino das práticas pedagógicas da Educação Física, a aprendizagem das atividades e a integração entre os alunos, professores, pais e funcionários.
“Quero parabenizar toda a escola pela organização dos jogos. Essas competições vão contribuir na educação e na integração entre os atletas”, comentou o coordenador do curso de Educação Física da Unesc, Joni Marcio de Farias, durante abertura oficial das competições.
Os jogos, que já são tradicionais na comunidade escolar, iniciam na segunda-feira (10/10) e envolvem estudantes do 6º ano do Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Dentre as modalidades disputadas estão: futebol, Handebol, Basquetebol, Atletismo, Xadrez, Tênis de Mesa, Futsal e Voleibol.
Para o coordenador do Ensino Médio da instituição, Gian Carlos da Silva, esse é um momento muito especial. “Ver essa tocha acesa é muito significativo e poder participar desse movimento com todos vocês é gratificante. Sabemos que o esporte transforma realidades e vidas e esse é o nosso papel enquanto professores e enquanto escola”, destacou.
A coordenadora do Ensino Fundamental Anos Finais, Wânia Inácio da Silva Ramos, também estava emocionada ao ver o brilho nos olhos dos alunos. “Esse momento simboliza coragem, integração, partilha e companheirismo. Aproveitem cada minuto ao lado dos colegas”, disse.
Quem também mencionou toda a energia dos atletas foi a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais, Patricia Stanger Cardoso. “Esse entusiasmo é contagiante. Esse é o espírito dos jogos. Muita energia e engajamento. Eles serão intensos, mas terão muita cooperação e coletividade. Aproveitem cada instante”, sublinhou.
Momento de descontração
O Jecoun também é um espaço de aprendizagem e socialização, algo que a estudante do 3º ano do Ensino Médio, Yasmim Oliveira, quer levar na sua bagagem. “É o nosso último ano na escola e queremos dar o nosso máximo e aproveitar cada minuto ao lado dos colegas”, enfatizou. As competições ocorrem até sexta-feira (14/10) com exceção de quarta-feira (12/10), feriado nacional.