Uma turma composta pelos alunos do segundo ano do Ensino Médio I e II do Colégio Unesc estão vivenciando uma nova experiência em sala de aula e nos laboratórios da Universidade. Na tarde desta quarta-feira (28/09), a turma esteve no Centro de Práticas Integradas do curso de Ciências Contábeis para receberem uma capacitação técnica contábil sobre abertura de empresa para Microempreendedor Individual (MEI) e sobre o aplicativo Gov.Br, uma plataforma do governo federal, com a missão de integrar vários serviços em um único lugar.
Este foi o segundo encontro dos alunos com os integrantes do curso de Ciências Contábeis. Em agosto, na primeira oportunidade, foram alinhados os assuntos pertinentes para a execução de uma ação social junto à comunidade de mulheres do bairro Renascer, dentro do Itinerário Informativo (IFA) que está sendo implantado este ano na grade curricular do Colégio.
A professora de Química e também da nova disciplina do IFA, Michele Coral Dutra explica que no itinerário escolhido, o Ciências da Natureza, foram desenvolvidos os projetos que produção de sabão e empoderamento de mulheres em vulnerabilidade social do bairro Renascer.
Segundo ela, a proposta do grupo é ensinar essas mulheres a fazerem sabão com óleo usado para que possam ter uma fonte de renda. E foi partir disso surgiu a ideia da criação de uma MEI, em parceria com o curso de Ciências Contábeis. A professora de Biologia, Savana Alfredo, também leciona a disciplina do IFA de Ciências da Natureza.
A próxima fase será a apresentação para essas mulheres. Na oportunidade, os alunos do Colégio, com o suporte dos acadêmicos bolsistas do Programa de Educação Superior para o Desenvolvimento Regional (Proesde), da Diretoria de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias, levarão as orientações contábeis e a proposta da fabricação do sabão.
IFA
O Colégio Unesc vem se adaptando ao Novo Ensino Médio, que foi implementado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), do Ministério da Educação (MEC). E uma das novidades está sendo a implementação do conjunto de unidades curriculares, denominadas de Itinerários Formativos. Conforme a professora Michele, agora o aluno tem a possibilidade de escolher que Itinerários Formativos vão cursar. “São quatros itinerários: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Essa nova proposta vem ao encontro da atual forma de ensinar da Unesc com a Graduação Multi, implementada no currículo universitário”, pontua.
“Essa experiência vai nos ajudar muito no futuro porque tem muita gente que pode ter interesse em criar a próprio MEI. Estamos tendo este ensinamento agora e com esse conhecimento poderemos ajudar nossos familiares ou pessoas conhecidas e, principalmente, as mulheres da comunidade do bairro Renascer”, complementa a aluna Luana Amboni Sombrio.
Parceria
O coordenador adjunto do curso de Ciências Contábeis, Manoel Vilsonei Menegali, foi quem coordenou o curso de capacitação aos alunos do Colégio. Com a assessoria de quatro bolsistas do Proesde, eles orientaram os estudantes sobre a abertura de uma MEI e sobre o aplicativo do Governo Federal. “Essa atividade de extensão é uma parceria do curso Ciências Contábeis com o Colégio Unesc. Já fizemos uma outra atividade no mês de agosto e hoje estamos dando a continuidade da capacitação. Hoje é uma atividade mais prática, onde utilizamos a estrutura do Centro de Práticas Integradas para orientá-los sobre os trâmites para se abrir um negócio”, comenta.
Aprendizado
Para o acadêmico do curso de Ciências Contábeis e bolsista do Proesde, José Grassi da Rocha, essa é uma oportunidade única. “Fico muito feliz de estar trabalhando neste Programa. Estou ajudando outras pessoas e sendo ajudado simultaneamente. Com a bolsa, tenho a oportunidade de frequentar a Universidade e com o que estou aprendendo em sala de aula consigo repassar para os alunos do Colégio. Isto é muito bom para mim”, diz.