A Unesc, por meio da Secretaria de Diversidades e Políticas de Ações Afirmativas, apresentará nesta quinta-feira (29/09), às 19:30h, na Sala 02 do Bloco Esportivo, a peça de teatro Sobre(vivências). O texto aborda as vivências de mulheres e suas vozes caladas na sociedade, com a temática inspirada nas obras “Esperança Feminista”, das escritoras Debora Diniz e Ivone Gebara, e “As janelas e outros contos”, da escritora criciumense Cristiane Dias. Já a direção da peça é de Yonara Marques.
Estrelada pelas atrizes egressas do curso de Teatro da Unesc Ana Bertolina e Mixa Miranda, a peça emociona e estimula o debate com sua história sobre dores e traumas de mulheres, contadas a partir de confissões de intimidades e memórias. “É muito gratificante e emocionante retornar à Unesc, agora formadas e podendo apresentar um trabalho profissional ao qual sempre foi um sonho realizar”, afirma Mixa Miranda, que relembra com carinho dos tempos em que foi aluna da Instituição. “Mais emocionante é apresentar nossa peça, coincidentemente, na mesma sala onde passamos anos da graduação estudando e ensaiando. Somos gratas por todo o apoio que a Universidade sempre nos deu”, completa a atriz e produtora cultural.
Após o espetáculo, será realizada uma roda de conversa mediada pela professora Giovana Ilka Salvaro e pelas psicólogas Janaina Vitório e Rita Guimarães Dagostim, da Secretaria de Diversidades. A entrada é gratuita, mas haverá no local um espaço para arrecadação de absorventes que serão destinados a mulheres em situação de vulnerabilidade.
Coletivo Livre
As atrizes fazem parte do Coletivo Livre, grupo que nasceu no ano de 2019 com o objetivo de manter viva a memória de Gabriel Batista de Souza, acadêmico da Unesc falecido em 2018. O coletivo tem o objetivo de unificar artistas de todos os campos para criar ideias performáticas que podem ser desenvolvidas em qualquer espaço. O grupo já produziu peças, oficinas e festivais na região Sul do estado.